
Depois do GP da França do ano passado, os pilotos – liderados por Lewis Hamilton, então vencedor da prova – se apressaram em solicitar mudanças na pista de Paul Ricard, começando pela retirada na longa curva Mistral. Os dirigentes aceitaram, a princípio, mas voltaram atrás. Os pilotos estavam certos. O traçado não oferece grandes alternativas e a corrida deste domingo foi bastante monótona.
Se por um lado o domínio da Mercedes é algo indiscutível – oito vitórias em oito corridas disputadas – o desenho de uma pista pode ou não oferecer mais alternativas. Pistas como Interlagos, Spa ou Silverstone dão um outro tom para as corridas. Não é o caso de Paul Ricard. E o que se viu foi uma corrida tranquila para a Mercedes onde ninguém ameaçou Lewis Hamilton ou Valtteri Bottas (a não ser uma isolada tentativa de ataque por parte de Charles Leclerc sobre Bottas). Também não houve ameaça à posição de Leclerc ou de Max Verstappen, respectivamente terceiro e quarto colocados da corrida.
Com Sebastian Vettel apático – talvez ainda resultado do impacto que sofreu com a penalização do GP do Canadá (a FIA não aceitou o recurso da Ferrari para rever a punição de cinco segundos) – ninguém demonstrou mais disposição para a disputa. Tanto assim que o piloto do dia acabou sendo o inglês Lando Norris, talvez um incentivo para a recuperação da equipe McLaren.
A volta final da corrida foi interessante com Lewis Hamilton, com pneus gastos e com bolhas, disputando a melhor volta da corrida com Sebastian Vettel, com pneus novos, trocados apenas para cravar o tempo. Vettel venceu mas a diferença foi inexpressiva: 1min32s740 contra 1min32s764. E Vettel levou o ponto extra. A diferença de Hamilton para Bottas, agora, é de 36 pontos e sobre Vettel, 76. O Mundial de F1 2019 continua no próximo domingo com a disputa do GP da Áustria.
A Áustria, em tese, é uma das quatro provas na Europa onde a Ferrari, aproveitando a potência de seu motor, pode ensaiar uma disputa em campo aberto com a Mercedes. As outras seriam Inglaterra, Bélgica e Itália.
O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece nos dias 15, 16 e 17 de novembro, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os ingressos para a corrida, informações e imagens em 360 graus dos setores estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br. O GP Brasil também está no Instagram e Facebook: gpbrasilf1.