Último recurso contra decisão dos comissários no Canadá

Foto: Charles Coates/Getty Images/AFP

A Ferrari, como se sabe, desistiu de recorrer contra a punição de cinco segundos imposta a Sebastian Vettel no GP do Canadá e que impediu sua vitória na corrida. A decisão polêmica continua provocando controvérsias. Há quem julgue correta a decisão, mas a maioria parece contra. Agora, a Ferrari estuda se tentará uma ‘revisão’ do veredito dos comissários. Para isso, entretanto, será necessário que ofereça um ‘novo e significativo elemento’, capaz de mudar a penalização.

Ao contrário do recurso simples contra a punição de cinco segundos (que não é permitido, em tese, pelo regulamento), a revisão está no Código Esportivo Internacional. Desde que um fato novo seja apresentado – com sua devida comprovação – uma nova avaliação é possível. As chances, certamente, são remotas. A solicitação deve ser feita até duas semanas após o evento e, portanto, até o GP da França, no próximo final de semana.

Nesse caso, se a Federação Internacional de Automobilismo considerar relevante a justificação para o pedido, ela convocará os mesmos comissários desportivos que atuaram no GP do Canadá pare rever o fato, sob a ótica dos novos elementos oferecidos. Isso poderá ser feito em uma reunião conjunta ou, na impossibilidade, através de vídeo conferência ou qualquer outra possibilidade similar. No caso de algum impedimento, comissários substitutos poderão ser indicados pela FIA. A parte interessada – no caso a Ferrari – também terá de apresentar pessoalmente os argumentos para a revisão do parecer dos comissários. Deve-se ainda considerar que a Mercedes poderá discordar caso a decisão final seja favorável à Ferrari, abrindo então a chance de um grande duelo no tribunal da FIA.

O possível novo elemento apresentado pela Ferrari, se acontecer, terá que ser de bastante impacto para fazer com que os comissários mudem a decisão. O ex-piloto de F1 Emanuele Pirro, por exemplo, um dos comissários da prova, apesar das críticas duras que recebeu de Mario Andretti e Nigel Mansell, entre outros, assegurou que estava convencido de que a decisão de punir Vettel foi correta e dentro do regulamento da categoria.

O GP da França, no domingo 23/6, às 10h10, em Paul Ricard, será disputado sob o clima quente da conclusão do GP do Canadá. A torcida ferrarista exige da equipe uma volta por cima. Mas não será fácil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *