
O UFC realiza neste próximo domingo, a edição Fight Night Boston com a primeira disputa de cinturão peso galo de 2016.
Hoje, o blog apresenta o lutador americano Dominick Cruz, ex campeão da organização que vai desafiar o atual detentor do título da categoria, o compatriota TJ Dillashaw.
Com 30 anos de idade, o atleta nascido em Tucson no Arizona é conhecido como “O Dominador”.
São 20 vitórias e apenas uma única derrota: Para Urijah Faber, ex companheiro de treinos do próximo adversário de Cruz, em 2007, o mesmo que Dominick venceu em 2011.
Depois desta luta, Cruz lutou contra um dos principais lutadores em atividade no MMA, Demetrious Johnson e venceu na decisão em um duelo disputado.
Foi o início de um verdadeiro drama pessoal para o americano.
Após ter a trilogia marcada contra Faber em 2012, no dia 7 de julho, Dominick sofreu sua primeira lesão grave: Ligamento cruzado totalmente rompido do joelho.
Para os amigos terem uma idéia da lesão, é a mesma que Ronaldo Fenômeno teve em duas oportunidades.
Mas com Cruz não foram duas mas três, uma em 2014 e outra em 2015 após sua última luta profissional contra o japonês Takeya Mizugaki.
Sem lesões, Dominick retorna um ano depois de sua última lesão grave e desta vez lutando pelo cinturão.
Durante suas três recuperações, no intervalo de 5 anos, o americano que até então era campeão do evento, perdeu o título sem lutar, para Renan Barão que venceu Faber.
Com uma grande exibição, Dillashaw tomou o título do lutador brasileiro e o venceu em uma revanche além de conseguir uma vitória sobre Joe Soto.
Enfrentando 5 anos de adversidade, o lutador quer provar que ainda é o melhor de seu peso neste próximo fim de semana.
Dono de um estilo diferente de lutar, misturando combinações de socos com chutes de ângulos imprevisíveis com quedas e um poderoso trabalho na guarda, o americano enfrenta suas adversidades mais uma vez.
“Ele está sem lesões. Totalmente pronto e focado para esta luta. Dominick é um ser humano com sua personalidade peculiar. Ele nunca pensou em desistir mesmo diante de tantas lesões.” revelou seu treinador, Eric Del Fierro, ao programa americano The MMA Hour.
O lutador também desenvolveu a eloquência para lidar com o público, como analista de lutas e comentarista na TV americana.
Além de ter sido treinador de uma edição do reality show de lutas do UFC, The Ultimate Fighter, Cruz tem como uma de suas características, grande persuasão e forte argumentação.
Estas habilidades foram percebidas em um vídeo aonde Cruz e Dillashaw se encontraram e chegaram a discutir, com Dominick deixando o atual campeão em posição desfavorável, incrementando a promoção do combate.
https://www.youtube.com/watch?v=LMx49iYMrck
Quem será o vencedor? Será que Cruz vai conseguir voltar a brilhar no UFC após tanto tempo afastado? E como seu corpo vai reagir mediante tantas lesões graves?
Saberemos as respostas neste domingo…