O blog traz uma entrevista especial, apresentando ao público quem é a famosa menina deste vídeo viral, que fez sucesso na internet.
Evnika Saadvakass não é russa como os fãs imaginavam mas nasceu no Cazaquistão.
Com 5 anos de idade, a menina surpreendeu o planeta com incríveis habilidades no boxe.
Atualmente com 8 anos, ela cresceu e continua a melhorar ainda mais.
Conversamos com seu pai, Rustam, que contou um pouco sobre a vida de Evnika e apresentou todo um trabalho que sua família tem realizado para ensinar o esporte para crianças e jovens.
Rustam também falou sobre o envolvimento de Evnika com as lutas e se também tem desejo de ver sua filha competindo em lutas profissionais ou em combates de MMA.
O pai de Evnika também com a ajuda de especialistas, desenvolveu um sistema de treinamento juntamente com um acessório feito de plástico que é capaz de aumentar a performance física e melhorar o desenvolvimento das crianças combatendo a obesidade infantil.
https://www.youtube.com/watch?v=Ag6lh5Xhp_w
Leia na íntegra o bate papo com Rustam:
Talento natural…
“Eu percebi que minha filha é muito talentosa, uma verdadeira criatura de Deus. Mas como treinador com todo o conhecimento que tenho, acredito que meu método de ensinar boxe, pode ajudar outras crianças a alcançarem o mesmo nível que Evnika tem.
Todas as crianças são talentosas e podem brilhar como Evnika. Você pode desenvolver seu talento se usar a tecnologia correta para isso.
Evnika começou a treinar boxe com três anos de idade. Eu trabalhei uma técnica especial para crianças, usando outros métodos e evitando que elas façam sparrings. Sei que as crianças no Brasil não começam a lutar boxe tão cedo e podem ter medo de que isso faça mal a sua saúde.
Mas tenho esperança que assistindo Evnika, muitas crianças possam começar a estudar movimentos de boxe desde cedo.”

Evnika na escola, sua vida…
“Evnika sempre foi uma garota quieta e calma. Deve ser porque ela é uma criança pacífica e que nunca bateu em ninguém. Nosso estilo de boxe se baseia em movimentação para se proteger.
Para ela, boxe é como se fosse uma dança. Se estamos dançando, porque temos que ser agressivos?As crianças amam Evnika. Eu leio milhares de comentários e mensagens do mundo todo.
As pessoas se admiram com as habilidades dela e seu trabalho e a maioria delas pensam que outras crianças podem fazer o mesmo. É um prazer para mim, ouvir que mulheres novas e entre 35 e 45 anos de idade possuem mais entusiasmo com esportes de combate do que outros esportes.
Recebi uma mensagem recentemente que dizia: Eu nunca imaginei que este esporte era tão lindo. Eu realmente agradeço a Evnika por sua influência positiva e de alguma forma está influenciando as pessoas a acompanharem as lutas.”
Projetos…
“Tenho um sonho que sempre visualizo, aonde as pessoas terão grandes poderes de desenvolvimento desde seu nascimento. Que crianças de 5 anos de idade, possam ter acesso a experiências que as mesmas possam usar para o resto de suas vidas, vencendo seus problemas com a obesidade.
Imagine se cada pessoa tenha a mesma capacidade que Evnika possui, desde seu nascimento. Que vida melhor ela vai poder ter? Como ela poderá se fortalecer e brilhar em sua vida, tornando as dificuldades bem mais fáceis de se superar? Nós desenvolvemos e inventamos nosso simulador para implementar meu sonho e ajudar as crianças a estar evoluindo desde pequenos. Eu quero que este estilo de vida esportivo não seja uma escolha mas uma habilidade, integrada a um sistema.”
Evnika e Ronda Rousey, Fedor Emelianenko…
“Ronda é uma grande garota e uma atleta perfeita e todas as minhas filhas a conhecem. Minha filha mais velha (Anzha Saadvakass) está com um grande interesse no MMA.
Ela conquistou a medalha de bronze no mundial de Kung Fu, estilo full contact e está se tornando uma mulher, já com 15 anos de idade.
Anzha está muito confiante, e procurando alcançar recordes mundiais. Provavelmente Evnika certamente vai assistir mais MMA, mas agora ela quer se tornar uma estrela do boxe. Ela entende os detalhes que o boxe possui e é um prazer poder notar que ela consegue perceber estas coisas.
Evnika viu algumas lutas do Fedor e de alguns lutadores de MMA. Mas as lutas são um pouco difíceis de se aplicar em sua prática e opto por não mostrar a ela. Creio que por isso ela entende e acompanha mais boxe e viu muitas lutas do Mike Tyson, Manny Pacquiao e outros atletas da atualidade. Seus ídolos são seus irmãos e irmãs e ela sempre aprende alguma técnica nova com eles, que são uma referência para si. Ela possui 6 irmãos (as).
Eu não mostro as lutas sérias. As crianças podem aprender através de uma outra perspectiva. O esporte em si não é uma luta. mas um movimento de um atleta, entrega de energia, coisas que trazem inspiração. Nós definimos a vitória de um lutador por pontos ou por nocaute com apenas uma forma de se mostrar mais forte que o outro. No futuro, estas coisas podem mudar porque o esporte está sempre mudando. Não podemos ser indiferentes com isto, já que faz parte do espírito dos lutadores.”
Hobbies e conselhos para crianças…
“Evnika estuda algumas línguas e gosta de ler e brincar no gelo. Ela também adora ginástica olímpica e acrobacias. (a mãe dela, Anya é mestre nestas modalidades).
Milhares de crianças e jovens são inspirados pelos treinos e videos dela. Tentamos ensinar a maneira correta de usar a velocidade com os acessórios. As pessoas sabem que a Evnika já trabalha com nosso simulador a mais de três anos e muitos pais e mães nos pedem para criar vídeos motivacionais com os treinos dela para envolver as crianças com o esporte.
Em junho deste ano, nós começamos nosso projeto, nos Estados Unidos, aonde as pessoas puderam experimentar nosso “Evnik Simulator”, e divulgamos um vídeo com Evnika e Selyavira (filha de 10 anos de idade) aonde ela pode mostrar como consegue influenciar o treino de Evnika. Parece uma treinadora profissional.
Conexões com o Brasil…
“Conheço um pouco sobre o Brasil e é um país lindo. Nós temos muitos fãs do Brasil e os brasileiros só estão atrás dos americanos na quantidade de views de nossos vídeos.
Nós queremos participar de programas de TV no Brasil e temos um parceiro que se chama Erlon Boechat que mora no Espírito Santo. Ele nos convidou para visitar o país e conhecer suas praias.
E também contou que os brasileiros gostaram deste método que inventamos. Nós estamos orgulhosos e amamos muito seu país.”
Mensagem final…
Amamos nosso esporte. Sentimos como nosso coração e vida está cheio de amor. O esporte une nações e continentes. Os cientistas deste mundo dizem os benefícios de um estilo de vida ativo.
Nós esportistas, apenas fazemos o que é importante, praticamos esportes, nos envolvemos e enfrentamos as dificuldades. Você pode fazer seu próprio caminho. Obrigado.
Bom Dia,
Vi essa matéria e achei super interessante, afinal a minha filha de 6 anos pratica Muay Thai e vem fazendo um certo sucesso nas redes sociais e na mídia… Inclusive tem um vídeo da minha filha que somente em um perfil do Facebook ultrapassou a marca de 17 milhões de visualizações e mais de 250 mil compartilhamentos, sem contar demais usuários e páginas que também compartilharam o vídeo… Vídeos e fotos da minha filha treinando Muay Thai podem ser vistos no Instagram rickarddo…
Abraço e sucesso à todos
Ricardo.