
A quinta edição do Shooto Bope, que acontece no dia 24 de agosto no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, já tem seu card completo.
Entre as novidades, está a presença de uma das principais promessas da Nova União: Matheus Nicolau, de apenas 21 anos, encara Naldo Guerra, no peso até 56,7kg. No evento especial do Dia do Soldado, espaço para as mulheres, com o confronto entre Luciana Pereira, da Nova União, e a rival a ser definida, em peso até 62kg. Mayara, da Beto Padilha Team, seria inicialmente a adversária de Luciana, mas por lesão acabou ficando de fora.
Após vitória avassaladora sobre Pedro Kezen, com um belo cruzado ainda no primeiro round, pelo Brasil Fight, em junho, Nicolau retorna ao cage para tentar manter o bom retrospecto de vitórias que ostenta no cartel, com nove triunfos e apenas uma derrota.
“É sempre um prazer lutar o Shooto. Esta edição do Bope então é sempre uma das mais disputadas e procuro buscar a vitória para continuar subindo degrau por degrau no MMA”, comenta o lutador mineiro de apenas 21 anos. “Sei que o Naldo é um adversário muito duro e por isso continuo forte meu camp para chegar bem no dia da luta. Entro confiante para buscar mais uma vitória”.
Matheus Nicolau descansou menos de um mês depois de sua última luta, em Minas Gerais, e retornou à Nova União para ajudar seu companheiro de treinos Renan Barão, que se prepara para a revanche contra TJ Dillashaw, no UFC 177, dia 30 de agosto, valendo o cinturão peso-galo (até 61,2kg) do UFC. Ele espera tirar proveito do treinamento com um dos melhores lutadores peso-por-peso do mundo.
“Treinar com o Renan Barão é sempre um aprendizado novo a cada dia. Ele está bem e estar auxiliando em seu camp, fazendo o meu junto, tem sido de muita valia. Acredito que chego muito bem para o duelo no Shooto”, conta.
Marmota de volta ao cage
Após participação no The Ultimate Fighter Brasil 3, Ismael Marmota volta a entrar no cage. O último confronto do lutador, nascido em Goiânia, aconteceu em julho de 2013, quando foi derrotado por Marcus Vinícius Cruz, no Bitteti Combat 16. Com dez vitórias e quatro derrotas no cartel, Marmota garante estar preparado e admite certa ansiosidade.
“A expectativa para o combate é a melhor possível, pois vou lutar no maior evento de MMA da América Latina. Os treinos estão a mil por hora e estou ansioso para retornar. Acredito que o Shooto foi a melhor escolha para voltar ao cage e, respeitando Puma, mas vou para nocautear” pondera o representante da Nova União, que encara Evilásio Puma, em peso combinado de até 80kg.
Além destas lutas, o Shooto Brasil 49 – Bope traz a disputa do cinturão sul-americano entre Carlos Índio e Gugu Besouro. O último detentor do título é Hernani Perpétuo, que entregou o cinturão mundial ao assinar contrato com o UFC.

Shooto Brasil 49 – Bope
Data: Domingo, 24 de agosto de 2014
Horário: 19h
Local: Tijuca Tênis Clube, R. Conde de Bonfim, 451 – Tijuca
Card
Até 77,1kg: Carlos Índio x Gustavo “Besouro” Dutra – Disputa do cinturão sul-americano
Até 80kg: Ismael Marmota x Evilásio Puma
Até 68kg: Luciano Azevedo x Alejandro Mandarino
Até 65,7kg: Felipe Froes x Walter Zamora
Até 56,7kg: Matheus Nicolau x Naldo Guerra
Até 65,7kg: Fernando Bruno x Julio César Field
Até 56,7kg: Jafel Filho x Bruno Korea
Até 68kg: Haroldo Cabelinho (Representando a Polícia Federal) x Jonas Cyborg
Até 92,9kg: Eduardo Bettini (Representando a Polícia Federal) x Kennedy Sapão
Até 65,7kg: William Ferreira Bezerra x Luiz Eduardo
Até 56,7kg: Eric dos Santos x Almir Júnior
Até 62kg – Feminino: Luciana Pereira x A definir