
A seleção brasileira de kickboxing registrou um excelente e inédito resultado no Sportaccord World Games, considerado os Jogos Olímpicos das Artes Marciais, disputado em São Petesburgo, na Rússia, garantindo duas medalhas na competição.
Nessa segunda participação da delegação brasileira no evento (a primeira foi em Pequim em 2009), os atletas Tadeu San Martino e Fernando Nonato mostraram a notável evolução do esporte e obtiveram um impressionante desempenho no Mundial, que conta com um total de 15 modalidades de lutas sendo disputadas.
O paulista Tadeu San Martino (Low Kicks, – 75 Kg), venceu o turco Vahid Davari na semi-final e agora enfrentará Tasdan Kadir na final, que será disputada nessa sexta-feira (25). Já o atleta fluminense Fernando Nonato (Low Kicks – 81 kg) venceu o iraniano Ali Khanjari e em sua segunda luta garantiu a medalha de bronze.
“Foi uma vitória emocionante do Tadeu na semi-final, em que ele perdeu o primeiro round, venceu o segundo e no terceiro ficou empatado quase o tempo tempo, apenas com a vitória brasileira no final. Ele já havia lutado contra esse atleta turco no Mundial no Brasil no começo do mês e agora teve a revanche. É um momento muito especial do esporte brasileiro”, declara Paulo Zorello, presidente da Confederação Brasileira de Kickboxing.
Supervisionada pelo técnico Fábio Galvão, a delegação brasileira também teve a participação dos atletas Washington Batista, Adilson Facchin, Luana dos Santos e Edipo Herbert De Lima. A final com Tadeu San Martino será nessa sexta-feira (25) a partir das 10h20 (horário de Brasília).
O World Combat Games é um evento organizado pela SportAccord – instituição que abrange mais de 100 esportes olímpicos e não-olímpicos como filiados – que reúne 15 modalidades de combate. A primeira edição foi realizada em 2010, com Pequim como sede.
Em 2013, as modalidades que participam do evento são esgrima, savate (boxe francês), aikidô, boxe, judô, jiu-jitsu, karatê, kendô, kickboxing, muay thay, sambô, sumô, taekwondo, wrestling e wushu.