Treinador de Saulo Cavalari, Fernando Fefe analisa estréia de lutador no GLORY e promete: Saulo não irá desistir nunca!

Fernando Fefe (direita) analisa grande oportunidade de Saulo no GLORY - Arquivo Pessoal
Fernando Fefe (direita) analisa grande oportunidade de Saulo no GLORY – Arquivo Pessoal

 

Direto de Chicago, o treinador de Saulo Cavalari, Fernando “Fefe” Falkenback analisou a grande oportunidade que Saulo tem neste sábado no GLORY 11.

Fernando analisou o oponente de Saulo, o belga Filip Verlinden que é considerado um dos três melhores lutadores do peso até 95 kg da organização.

Confiante, Fefe aposta em uma grande exibição do lutador brasileiro e também contou como está seu trabalho em Curitiba com a equipe Thai Brasil.

 

Veja a entrevista de Fernando Fefe na íntegra:

 

Planeta Octógono – Como foi a preparação do Saulo para esta luta…

Fernando Fefe – Nós tivemos um ótimo planejamento para esta luta contra o Verlinden. Procuramos desenvolver todos os requisitos, condição física, psicológica, técnica e tática.

Inclusive colocando uma luta como meio de treinamento. Quando aceitamos lutar no WGP contra o Felipe Micheletti em agosto deste ano, nós já tínhamos fechado esta luta no Glory.

Algumas pessoas nos questionaram sobre porque lutar no Brasil sendo que Saulo já havia assinado uma luta no exterior em um dos maiores eventos do mundo.

A resposta era simples, Saulo estava parado desde sua última luta no K-1 Tokyo, devido a problemas com sua mãe que veio a falecer neste ano.

Muito tempo sem treino e ritmo de luta com certeza seria uma pedra a mais para chegar em um evento de tão grande nível como o Glory, desta forma esta luta no WGP foi de extrema importância, pois sabíamos do potencial do Micheletti e também do peso do evento, ainda sendo uma disputa de título brasileiro em 5 rounds e com transmissão AO VIVO.

Tudo isso seria perfeito para realmente testar Saulo em tudo que precisávamos. E de fato foi o que aconteceu, em uma luta muito emocionante que terminou só no quinto Round, pudemos ver o que precisava para continuar nos treinos para o próximo desafio.

Ainda contamos com treinos duríssimos no caminho com a ajuda da equipe Team Nogueira pudemos fazer treinos e sparring com atletas como Wagner Caldeirão, Vitor Miranda, Montanha e Vinicius Spartan, os quais foram muito importantes para chegar aqui com a confiança que precisamos.

A parte física foi com supervisão de Marcio Magalhães, a nutrição de Viviane Tozetto. Não posso deixar de citar quem sempre nos ajudou para estarmos aqui hoje, João Brunatto e todos nossos patrocinadores e pessoas que nós ajudam a chegarmos em condições para este evento.

Equipe Thai Brasil (professores e atletas), Rancho Brasil, Churrascaria Lá Ventura, Rex Fight, TOF, Restaurante Sabor Ideal, N Nutriall Suplementos, JZ Cópias, Luizinho Filho, Vava, Alex Conde.
Em especial a Deus e minha família que estão ao meu lado sempre.

 

Planeta Octógono –  O belga Verlinden é um dos três melhores do peso até 95 kg no GLORY, como você analisa o adversário?

Fernando Fefe – Não há dúvidas que Verliden é um dos melhores do mundo nesta categoria, um atleta que neste ano chegou na final do GP derrotado por Tyrone Spong.

Além de já ter enfrentado muitos outros atletas duríssimos, com certeza sua experiência será sua grande arma.

Mas estamos prontos para isso e sabemos que neste evento não terá nenhum atleta fácil. Se quer ser o melhor precisa enfrentar os melhores.

 

Fefe (direita) esteva com Saulo no K-1 em Tokyo - Bruno Massami
Fefe (direita) esteva com Saulo no K-1 em Tokyo – Bruno Massami

Planeta Octógono –  Será a segunda grande luta internacional do Saulo, como vocês trabalharam o lado psicológico e emocional dele para esta grande luta?

Fernando Fefe – Nós tivemos no ano passado um de nossos sonhos realizados que era lutar no evento que assistíamos quando adolescentes, inspirados em nomes como, Peter Aerts, Ernesto Hoost, Cro Cop e tantos outros.

Esta realização foi uma das maiores experiências que tivemos, além das lutas na Rússia.

Acredito que estas experiências foram a base psicológica para Saulo chegar hoje ao Glory com a confiança necessária, sabemos que ainda há muito o que aprender, mas usamos o que passamos para amadurecer e ir em frente.

 

Planeta Octógono –  Você é um dos maiores treinadores de Thai do Brasil, conte um pouco sobre seu trabalho em Curitiba…

Fernando Fefe – Hoje existem grandes treinadores no mercado, cada um com sua metodologia de ensino.

No momento em que parei de lutar (2005) eu decidi que entraria na carreira como treinador para realmente estar entre os melhores, fazer a diferença com nossos atletas, pois acredito realmente na interação entre treinador e atleta, e que isso faz a diferença no momento da competição.

Para isso não basta apenas três meses de treino, você precisa conhecer o atleta, saber como ele pensa, qual a palavra irá mexer com seus instintos, qual a melhor maneira de o treinar, tudo isso leva tempo e dedicação, pois cada atleta é diferente do outro.

Por isso gosto de formar meus atletas desde sua base, como o caso do Saulo, que comecei a treinar aos 10 anos de idade.

Atualmente continuo este trabalho em Curitiba, e tenho a certeza que muitos outros atletas irão chegar ao topo.

 

Planeta Octógono – Neste evento teremos o GP de Pesados do GLORY, tem algum palpite?

Fernando Fefe – É um GP realmente emocionante com atletas de alto nível, eu com certeza estou na torcida por Anderson Braddock, ele não está na disputa por acaso, já provou que merece estar entre os melhores e tem tudo para levar o título para o Brasil.

Ele é dos mais jovens do GP, mas com muita experiência e vontade. Acredito nele.

Fefe acredita no coração de Saulo  - Divulgação GLORY
Fefe acredita no coração de Saulo – Divulgação GLORY

Planeta Octógono – Será a primeira luta do Saulo com 95 kg fora do Brasil, como vocês trabalharam a questão do peso com ele?

Fernando Fefe – Após as lutas na Rússia e no Japão tem sido a melhor fase com relação ao peso, Saulo é um atleta de velocidade e explosão e nas lutas no Tatneft e K-1 ele lutou no peso pesado, onde tivemos que fazer ele subir de peso e o rendimento não chegou no que planejamos.

Nesta categoria ele consegue manter sua explosão e seu rendimento é melhor.

 

Planeta Octógono – Se puder mande uma mensagem aos fãs do Saulo e de mundo das lutas…

Fernando Fefe – Quero agradecer a todos que torcem por nós, e com certeza Saulo irá representar muito bem nosso País, tenho a certeza que ele não irá desistir nunca e render-se já mais, lutando até o fim e buscar esta vitória. Obrigado pela oportunidade da entrevista. Abraço a todos da família dos Elefantes do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *