
Nesta edição especial do Bate Papo, uma grande e especial entrevista, com uma das maiores referências músicais da música gospel e do hip hop brasileiro.
Luciano dos Santos Souza, ou mais conhecido como Pregador Luo, é paulistano e um dos maiores nomes da música gospel evangélica do Brasil.
Porém, Luo não é conhecido apenas por seu trabalho nas igrejas somente.
Inovando, e após compor e gravar músicas inspiradas em grandes nomes das artes marciais e do MMA, o músico ganhou notoriedade também na comunidade das lutas no Brasil.
Respeitado e admirado por todas as grandes estrelas do MMA, com suas músicas, motivando lutadores como Vitor Belfort, Wanderlei Silva, Lyoto Machida, Pedro Rizzo e muitos outros, Luo contou um pouco mais para o Planeta Octógono, como isso tudo aconteceu, além de falar sobre vários assuntos ligados ao esporte.
Veja uma das músicas que Luo, fez para o lutador de MMA, Vitor Belfort:
[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=feSgBUeMeFA’]

Veja a entrevista na íntegra:
Planeta Octógono – Conte para nós, como conheceu o MMA…
Pregador Luo – Foi por volta de 1994 ou 95. Comecei vendo em fitas VHS. Em 2000, passei a treinar jiu-jitsu e posteriormente a frequentar alguns campeonatos de MMA, chegando inclusive a treinar. Sempre amei artes marciais desde criança, pratiquei judô durante uns 4 anos na pré-adolescência. Na infância era fã de desenhos como Savamu e Judoca. Via também os filmes do Bruce Lee, isso foi decisivo pra que eu escolhesse o MMA como esporte favorito.
Planeta Octógono – Você fez um álbum de músicas para lutadores, como surgiu a idéia?
Pregador Luo – A primeira música que fiz com essa temática de lutas foi “Apaga, mas não bate” em 2003. Depois o Vitor Belfort me pediu para compor algo pra ele entrar em suas lutas no UFC. O som ficou tão legal que ele e o Joinha, que era seu empresário na época, mostraram pra outros lutadores, que começaram a me ligar pedindo para compor pra eles também. Eu achei um desafio interessante e em pouco tempo, já tinha composto para os grandes nomes do MMA brasileiro. E assim surgiu o “Música de Guerra – 1ª Missão”, o primeiro CD dedicado ao MMA e aos grandes ícones, praticantes e admiradores desse esporte nascido no Brasil.
Planeta Octógono – Quais são seus ídolos no esporte?
Pregador Luo – Admiro muita gente, alguns mais pelo caráter, outros pela raça ou técnica. Tem também aqueles caras que fizeram a história nessa modalidade e que são inesquecíveis! Da velha guarda, destaco: Royce e Rickson Gracie, Frank Shamrock, Don Frye, Gary Goodridge, Marco Ruas, Carlos Newton, Sakuraba, Minoa, Pedro Rizzo, Tito Ortiz, etc. Dessa galera mais recente, gosto do Jon Jones, José Aldo, George Saint Pierre entre outros. Mas tem aqueles caras que estão aí atravessando a barreira do tempo, como o próprio Vitor, Wanderlei Silva, Anderson Silva além de outros caras que são fenômenos. É muita gente, não dá pra citar todos.

Planeta Octógono – Como o MMA pode junto com a música, ser um instrumento de inclusão social?
Pregador Luo – Ambos oferecem crescimento e desenvolvimento intelectual e artístico. Essas duas qualidades são fatores de sucesso pra qualquer um que as desenvolve e consegue lapida-las. Existem muitos talentos desperdiçados, por preguiça ou falta de oportunidades. Quem consegue evoluir em ambas as áreas, pode se tornar um lutador ou musico bem sucedido e remunerado nos seus respectivos mercados. Como em qualquer outra área profissional, é preciso esforço e superação diária das dificuldades.
Creio que os país deveriam detectar logo cedo essas características em seus filhos e apoia-los ao máximo, fornecendo todos os recursos que puderem. Muitos de nossos campeões ou artistas vieram de famílias conturbadas e de baixa renda, mas nem isso os impediu de alcançar sucesso. Muitos desses campeões usam seus recursos e prestigio para ajudar outros jovens a alcançarem uma condição social digna.
Planeta Octógono – Você tem a pretensão de fazer um novo CD com musicas em homenagem aos lutadores da nova geração, como Erick Silva, Charles do Bronx, Renan Barão, José Aldo, Cigano, etc.?
Pregador Luo – Antes de mais nada, tenho que dizer que esse atletas merecem homenagens, sejam compostas por mim, ou por outros artistas. Mas por hora, não tenho essa pretensão. Pode ser que aja um “Musica de Guerra – 2ª Missão”. Se houver, dessa vez será dedicado ao futebol.
Planeta Octógono – O que você acha desta aproximação do futebol com o MMA?
Pregador Luo – É interessante em vários aspectos, ela só vai fortalecer o mercado para ambos os esportes. Ver os times de futebol apoiando os lutadores e abrindo academias em seus CT´s é algo que vai aprimorar e engrandecer o esporte. Além disso, ajuda na questão da inclusão social também, pois acredito que em breve haverão peneiras e seleções nessas novas academias para ajudar a escolher os futuros craques do MMA.
Essa união ainda vai nos surpreender positivamente. Deixo aqui uma alerta pros fãs de MMA: Não entrem na pilha de alguns torcedores idiotas e encrenqueiros, não deixem de torcer por um lutador só porque ele está sendo patrocinado por um time que não é o que você torce. Exerça a maturidade e o equilíbrio emocional que as artes marciais nos ensinam.
Planeta Octógono – Quais são seus futuros planos? E como andam seus projetos?
Pregador Luo – Lancei a cerca de um mês meu novo CD chamado “#UI – Único-Incomparável”. É um álbum dividido em 2 volumes e contém somente faixas inéditas. Ainda em 2013 pretendo gravar o DVD com as canções do UI.

Planeta Octógono – Já teve desejo de competir em algum torneio, seja de jiu jitsu ou até mesmo de MMA?
Pregador Luo – Sim, já tive. Quando estava treinando com mais afinco em 2006, quase cheguei a fazer uma luta de MMA. Estou sem treinar já fazem uns 5 anos, mas até hoje tem horas que dá vontade de pegar firme e meter a cara. Nunca é tarde pra tentar e realizar.
Planeta Octógono – Você é uma referência da música gospel e algumas igrejas hoje são locais usados para realização de pequenos eventos de MMA. Como você enxerga essa iniciativa?
Pregador Luo – Eu dou o maior apoio e fico feliz de ver as igrejas apoiando também. Porém, alguma coisa me incomoda por dentro nessas situações. Não vejo problemas nenhum em se fazer um evento de MMA em algum espaço nas dependências da igreja. Só que não me sinto bem quando isso ocorre no mesmo espaço físico onde acontecem os cultos.
Por mais que eu seja um cara desencanado, eu sinto uma certa resistência interna da minha parte a isso. Não quero que ninguém tome isso como regra, é só uma coisa particular que acontece comigo. No restante, fico feliz de ver o avanço da religião e de seus lideres a respeito de assuntos que antes eram tabu.
Planeta Octógono – Como foi gravar um clipe junto com o lutador Gesias Cavalcante, ele leva jeito para filmar?
Pregador Luo – Gesias é um amigo pessoal, ele participou do vídeo clipe “Subindo a Montanha”. Foi uma ótima experiência, ele foi muito prestativo e valorizou o clipe com sua presença. O fato de usarmos um lutador de verdade e não um ator para fazer esse papel surtiu um bom resultado. Além disso, ele é um lutador renomado e reconhecido, deu mais realismo a história. Ele leva jeito pra coisa.
Planeta Octógono – Muito obrigado pela entrevista, deixe seu recado aos fãs de lutas e leitores da Gazeta Esportiva.net.
Pregador Luo – Obrigado pelo espaço aqui na Gazeta Esportiva, que Deus abençoe a todos e que possamos continuar presenciando e incentivando o MMA no Brasil e no mundo. Pratiquem esportes e incentivem a todos a praticarem também. Paz!
Veja o clipe da música “Subindo a Montanha” com a presença do lutador de MMA, Gesias Cavalcante:
[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=UdM1-PyGkiw’]
Luo faltou o fiquem firmes ,sempre tem mas ficou demais.
Canta Muito..
O melhor rapper brasileiro!
Shooooow!
Luo, sou teu fã
Tu arrebenta man, canta muito
Luo e d+!!!
OI LUO MEU LINDÃO O SEU APELIDO É LINDO. OLHA AMEI DIMAIS AQUELA MÚSICA (TE AMO TANTO) NOSSA QUE MÚSICA LINDA QUE EU JÁ OUVI POXA LINDO VC É DIMAIS A MINHA MÃE VAI COLOCAR O SEU CD PRA TOCAR NA MINHA FESTA DE 15 ANOS EM 16/09 NO ANO DE 2013 AI QUE COISA FOFA VC É GRAVANDO UM CLIP COM A VIVIANE CARVALHO A MÚSICA TE AMO TANTO NOSSA EU ME APAIXONEI POR AQUELA MÚSICA RSRS FICOU SHOW. LINDO ACHO QUE VOU PEDIR PARA MINHA MÃE PRA PODER CONVIDAR VC E CANTAR A MÚSICA FESTA AO VIVO NOS MEUS 15 ANOS BEIJOS LUO TE AMO. SE VC FAZER UM SHOW OU DAR UM ALTOGRAFO EM ALGUM LUGAR FALA NA RÁDIO EM PRA MIM IR PEGAR ALTROGRAFO SEU BEIJOS LUO S2……
eu sou tua fãm amo suas musicas luo tenho todas!!!