A história das camisas dos 12 maiores times do Brasil

As cores e as curiosidades dos mantos sangrados dos times de futebol
Segundo volume de obra ilustrada chega às lojas com dados atualizados e 1.338 camisas

O futebol desperta as mais diversas paixões no torcedor: paixão pelo time, pelos jogadores, pelo escudo, pelo estádio, pela mascote, pelo hino – além da paixão pelas camisas. Em 2009, uma pesquisa inédita resultou no livro A história das camisas dos 12 maiores times do Brasil, trazendo mais de 1.900 camisas dos times Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco.

O enorme sucesso do primeiro volume consagrou a obra, que entrou para o rol de documentos históricos do futebol brasileiro e figurou até no comercial da Nike para promover o lançamento da camisa comemorativa do centenário corintiano, em 2010. Desde então, muitas camisas foram lançadas pelos times e, para atender aos inúmeros pedidos dos leitores e colecionadores, a Panda Books volta às lojas com o segundo volume do livro, que reúne as camisas usadas em campo pelas equipes ao longo dos sete anos que se passaram desde o lançamento da primeira edição.
Mauricio Rito redesenha as camisas, retratando fielmente os detalhes dos modelos originais. Jornalista e pesquisador, Rodolfo Rodrigues usou referências fotográficas e bibliográficas, itens de colecionadores e depoimentos de historiadores para reunir uma série de informações sobre os uniformes, incluindo detalhes relativos aos contratos com patrocinadores, as fabricantes das camisas e as edições especiais.

“Assistimos a cerca de 6 mil jogos e consultamos o acervo fotográfico dos últimos 7 anos das partidas dos 12 clubes para chegar nas
1.339 camisas ilustradas nesta obra.” – Rodolfo Rodrigues e Mauricio Rito

O Corinthians, por exemplo, já jogou com uma camisa que trazia uma estampa com fotos de torcedores. O modelo “Timão é sua cara” fez parte das comemorações do título da série B do Campeonato Brasileiro, em 2008, foi reeditado em 2009 e usado pela última vez em 2010, na despedida de Marcelinho Carioca.

As curiosidades não param por aí. Você sabia que o Flamengo teve sua primeira camisa nas cores azul e dourada? Ela só foi trocada pela vermelha e preta porque desbotava rápido. Para relembrar esse fato histórico, o time recriou a camisa original em 2010. O tricolor carioca tem em seu guarda-roupa uma camisa laranja, em homenagem ao bairro das Laranjeiras, sede do clube, e uma toda verde, em alusão ao “verde da esperança”, como diz o hino feito por Lamartine Babo. Já o São Paulo lançou uma camisa toda vermelha em 2013, em homenagem à reforma do estádio do Morumbi, que ganhou cadeiras dessa cor. Tanto o Palmeiras como o Santos e o Vasco já jogaram com camisas azuis, mesmo que essa cor não faça parte de seus brasões. O Alviverde Paulista adotou a peça por conta de uma homenagem à Seleção Italiana, ligada a suas raízes; o Peixe, numa referência à “cor do mar” e à herança portuária da cidade de Santos; o Alvinegro Carioca, para lembrar o domínio dos mares pelo navegador Vasco da Gama.

Tudo isso e muito mais o leitor encontra na obra, ao longo de coloridas páginas recheadas com desenhos pra lá de realistas. Um charme extra fica por conta de depoimentos de craques que vestiram as camisas de cada time retratado. A história das camisas dos 12 maiores times do Brasil é peça indispensável na biblioteca de qualquer louco por futebol. O que você está esperando para completar sua coleção?

O AUTOR
Rodolfo Rodrigues nasceu na cidade de São Paulo. Foi repórter na revista Placar e no jornal Lance!, editor do site Netgol.com e de trabalhou na Traffic Marketing Esportivo. É autor e colaborador de vários livros e revistas, como Almanaque Abril (1999 a 2004) e O guia dos curiosos.

O ILUSTRADOR
Mauricio Rito é formado em publicidade e design e trabalha com futebol desde 2000. Quando criança, queria ter uma coleção de camisas de futebol, mas o alto custo não permitiu que tal sonho fosse realizado. Em 2006, começou a ilustrar uniformes e hoje já são mais de 3.500 desenhos.

Adquira agora o seu exemplar: https://www.pandabooks.com.br/livro-a-historia-das-camisas-dos-12-maiores-times-do-brasil-volume-2

A HISTÓRIA DAS CAMISAS DOS 12 MAIORES TIMES DO BRASIL

A HISTÓRIA DAS CAMISAS DOS 12 MAIORES TIMES DO BRASIL

3 comentários

  1. O time do Santos mesmo sendo alvinegro,,.é chamado também de: “os brancos”, Pela grande tradição e identificação com essa côr,, O Palmeiras, é sempre alviverde, como também o Flamengo, sempre é rubronegro.

  2. Parabéns Maurício !!!

    Sou um fã do seu trabalho. Tenho o primeiro volume do livro e em breve quer adquirir o segundo. Tenho também a dos jogos das Copas. E também quero ter o dos clubes europeus. Aproveito aqui para perguntar se você está fazendo algum outro livro e também para sugerir um com as camisas das oito seleções campeãs de Copa do Mundo. Sucesso e abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *