A história das camisas da Croácia nas Copas do Mundo

A seleção Croata já disputou 3 Copas do Mundo tendo a melhor posição em 1998. Conquistou do 3º lugar após uma vitória sobre a Holanda na decisão do terceiro lugar. Abaixo as camisas das respectivas participações. Na Copa de 2014 a Croácia está no Grupo A, com Brasil, México e Camarões.

Arte: Mauricio Rito – Gazeta Press
Arte: Mauricio Rito – Gazeta Press
Sigam-me nas redes sociais: futebolilustrado #futilustrado Mauricio Rito

8 comentários

  1. Já que não veio história nenhuma – apenas um histórico medíocre das últimas camisas usadas – pesquisei e encontrei um pouco sobre o uniforme no site http://gq.globo.com/Essa-e-nossa/noticia/2013/09/historia-dos-uniformes-croacia-tem-padrao-unico-com-uniforme-xadrez.html

    Segue abaixo:

    Quando a seleção da Croácia disputou seu primeiro torneio internacional, a Eurocopa de 1996, chamou a atenção não somente pelo bom futebol – o time ficou entre os oito melhores da competição -, mas também pelo uniforme inusitado.

    Enquanto os outros times desfilavam conjuntos lisos, listrados ou, no máximo, com um ou outro detalhe diferente, a Croácia ia a campo com uma camisa que estampava um chamativo desenho xadrez, em vermelho e branco.

    É um design único nas seleções de elite e até mesmo em clubes. O Boavista, de Portugal, é também uma exceção no uso do quadriculado como primeiro uniforme. Aqui no Brasil, a Portuguesa teve uma camisa xadrez nos anos 1990 e, na mesma década, o Santos utilizou calções quadriculados.

    O padrão enxadrezado é uma verdadeira paixão da população croata e um dos componentes mais fortes da identidade do país. Está presente no brasão de armas atual – elaborado em 1991, logo após a independência da Iugoslávia – e também figurou nos emblemas antecessores. Houve muita modificação nos brasões croatas, devido a circunstâncias políticas, mas o xadrez em vermelho e branco sempre permaneceu lá.

    A origem do xadrez – cujo nome no idioma local é šahovnica – é um tanto quanto controversa. Segundo algumas versões, é referente a duas etnias, apelidadas de Croácia Vermelha e Croácia Branca, que compõem a população do país. Outras relatam que o padrão deriva da própria formação do povo croata, que teria sido originado onde é o Irã e, em sua caminhada rumo à Europa, adotara o sistema de cores para identificação e direcionamento na trajetória. Uma terceira possibilidade, um tanto quanto romantizada, diz que o desenho é uma homenagem a uma vitória épica que o rei croata Stjepan Drzislav teve no xadrez contra um príncipe da região do Vêneto, hoje parte da Itália.
    O desenho também remete à flor Fritillaria montana, que tem as pétalas quadriculadas e é comum naquela região da Europa.

    De todo modo, o xadrez faz com que o uniforme da seleção da Croácia se diferencie das dos outros países não apenas pelo padrão raro mas também pela origem – enquanto a grande parte das seleções têm as cores de suas vestimentas inspiradas na bandeira nacional, a da Croácia vê no brasão de armas sua fonte.

    O xadrez esteve presente em todas as aparições da Croácia em Copas do Mundo (entre 1998 e 2006). Quando a seleção obteve um inesperado terceiro lugar na Copa da França, o fez com uma camisa que trazia o quadriculado de modo diferenciado, com desenho que simulava uma bandeira desfraldada sobre o fundo branco.

    Os uniformes reservas também sempre deram um jeito para ter o xadrez encaixado – seja com uma discreta faixa sobre os ombros no modelo branco ou mesmo com o quadriculado “invadindo” o azul na altura do peito, como no modelo atual. Até mesmo o uniforme de goleiro, em muitas versões, é desenhado seguindo o símbolo oficial do país.

    Vamos

    1. Obrigado Rafael pela pesquisa e desculpa pelo conteúdo mediocre. Só deixo claro que meu blog é de ilustrações de camisas, até porque sou designer. Só acho que não ficaria legal pra mim entrar na internet e copiar um texto de alguém e postar no meu blog, isso sim é mediocridade. Abraços e obrigado pelos acesso.

      1. Mauricio, apenas questionei sobre a história pois foi assim divulgado na página da Gazeta Esportiva no Face.
        “Hoje o blog Futebol Ilustrado nos mostra as excêntricas camisas da Croácia, e conta um pouco da história desse manto único.”
        Pensei que realmente viria um pouco da história da camisa.

        Mas não é nada pessoal cara. Sou publicitário, nossas profissões andam próximas, rs. Não conhecia seu trabalho e depois desta matéria dei uma passeada no blog. E está muito bacana.

        Apesar de você ter mencionado que não colocará a história das camisas, ainda acho que ficaria bem mais emocionante com uma breve descrição. Nem que seja um resumo bem pequeno. Não precisa copiar e colar no blog, apenas resumir.

        Peço minhas sinceras desculpas se pareci rude no comentário que fiz. É que, realmente me interessei na descrição e como houve a decepção acabei fazendo a crítica de forma inadequada.

        Forte abraço e sucesso!

    1. Sim. Farei de todas as seleções. Só não colocarei a história como sugeriu o internauta Rafael. Mas minha intensão é mostrar as camisas ilustradas, os textos são apenas para uma apresentação. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *