Mundial Universitário de Futsal

MUNDIAL UNIVERSITÁRIO 20001O êxito obtido pela realização no Brasil do 1º Campeonato Mundial de Futebol de Salão, em 1982, animou a Confederação Brasileira de Desportos Universitários a seguir a trilha de sucessos, unificando a regulamentação da modalidade esportiva que estava nascendo e conquistando um recorde de público no Ibirapuera.

MUNDIAL UNIVERSITÁRIO 30001_pO clima já estava formado e, dois anos depois, em 1984, foi lançado o certame estudantil, que contou com a participação dos principais países da América do Sul, onde a modalidade já estava consolidada, e ainda com a presença de Alemanha, Itália, Espanha e Líbano.

A solenidade inaugural do evento universitário, também realizada no Ginásio do Ibirapuera, foi primorosa, seguiu todos os preceitos olímpicos e caracterizou-se por seu alto nível. Alguns jogos do certame foram realizados na cidade de Sorocaba, mostrando para as equipes visitantes o vigor do esporte no Interior de São Paulo.

Todas as partidas estavam repletas de espectadores, fato comprovado pelas fotos que ilustram este artigo. A Gazeta Esportiva deu grande cobertura a este evento, cuja organização esteve a cargo de Comunicações Nicolini.

A CBDU não conseguiu um patrocinador. Os recursos para a sua realização foram obtidos por intermédio de “merchandising” de quadra, do qual participaram as Casas Pernambucanas, a Cia Souza Cruz (promovendo a marca Plaza) e Pão Americano Ind. Com. S.A. (fabricante do pão Pullman).

Este 1º Campeonato Mundial Universitário teve prosseguimento com 13 edições do certame. O último foi efetuado em 2014, em Málaga, na Espanha, com a equipe feminina conquistando o tetracampeonato e a equipe masculina ficando com a prata.

A edição de 2016 está programada para o Brasil, na cidade de Goiânia, com a presença de 30 países.

MUNDIAL UNIVERSITÁRIO 10001

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *