Festa do Corinthians

Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press

O Corinthians recebeu o troféu de campeão brasileiro depois do empate com o Atlético-MG. Um título no campeonato por pontos corridos é difícil de contestar. O Corinthians de 2017 está longe de ser um time brilhante, mas é uma equipe com uma identidade muito forte e difícil de ser batida.

Depois de um primeiro turno praticamente perfeito, o Corinthians caiu muito no segundo turno, mas ninguém chegou perto. Grêmio, Santos e Palmeiras foram os concorrentes que ameaçaram uma aproximação, mas ninguém de fato confirmou, a menor distância de um adversário em relação ao líder foi de 5 pontos.

Um time forte defensivamente e com uma identidade de jogo bem definida, deveriam ser coisas básicas, mas no Brasil é um diferencial.

Uma curiosidade do campeão deste ano é que conta com um elenco pequeno. O campeonato de pontos corridos tem a marca de ser a competição da regularidade e dos elencos numerosos, o Corinthians desmentiu a segunda parte desta tese. O calendário mudou, as competições passaram a ser disputadas ao longo de todo ano, talvez agora seja mais importante priorizar e focar em uma competição do que ter necessariamente um grande elenco.