A segunda-feira foi de ressaca para o torcedor santista. Não bastou a amarga derrota para o Palmeiras, na final da Libertadores, no sábado. Tinha mais por vir. É que, ainda no final de semana, em uma live no YouTube do blog Soul Santista, repercutindo o vice-campeonato do Peixão, um sócio do clube e ex- conselheiro do time da baixada, Sergio Ramos, atacou o futebol feminino com ofensas machistas. “O futebol feminino é um lixo”, afirmou ele.
O vídeo, você pode assistir abaixo:
Ver essa foto no Instagram
“Mocinhas no campo são aquelas que a gente enche de porrada e tira de lá, porque não é lugar para estarem lá”, destacou o comentarista. “O futebol feminino é um lixo. Eu não assisto uma porcaria dessa de jeito nenhum”, afirmou Sérgio Ramos.
Em meio a poucas intervenções, sobre a possibilidade de ser xingado e o fato dele estar sendo “politicamente incorreto”, o sócio santista continuou. ”Eu sou incorreto. Eu teria o futebol feminino no Santos, porque é obrigado. É obrigado, então eu teria”.
Ele ainda fez referências ao Bahamas club, famosa boate em São Paulo. “Eu iria no Bahamas, pegaria um time no Bahamas, colocaria uniformes bem coladinhos. E diria para não encostar na bola, poderiam apanhar de 50 a 0 todo jogo. E eu garanto que os torcedores de todos os times torceriam para meu time do Bahamas”, finalizou Sérgio Ramos.
Cobrado pela torcida e com a repercussão, o blog Soul Santista emitiu uma nota (na integra no final desse texto). “Lamentamos ter falhado como moderadores e como cidadãos, pois o preconceito deve ser combatido por todos nós, e o nosso time feminino merece o devido respeito e reconhecimento”, destacou o texto.
Quem também falou sobre o assunto foi a craque Santista Cristiane. “Espero de coração que algo seja feito a esse ser, e aos outros abobalhados que ficam rindo e não fazem nada, tenho pena de vocês”, escreveu a atleta em seu Instagram. “Desafio os quatro imbecís a testarem as mocinhas e ver o quanto fodão vocês são”.
Não é nem preciso destacar o quão competitivo é o elenco do Santos feminino. Forma atletas na base e tem nomes na Seleção. Mas mesmo que não fosse.
Tão triste quanto a fala, é o comportamento de quem ri e se silencia diante da cena. Não dá para aceitar discursos, como esse, vindos de ex-conselheiros, sócios, torcedores e até que de que não tem nada a ver com a modalidade. O futebol feminino merece respeito. O futebol feminino exige respeito.
Leia, na integra, a nota do Blog Soul Santista:
Prezados(as) Santistas,
No último sábado, algumas horas após aquela a derrota que sofremos na final da Libertadores, o Blog decidiu fazer uma live para repercutir o nosso vice-campeonato.
A exemplo do que fizemos em diversas oportunidades, mais uma vez o blog deu espaço a um convidado, pois queremos democratizar o nosso canal do Youtube, dando espaço ao torcedor(a) santista.
Eis que alguns minutos após o início da live, o nosso convidado emitiu uma opinião bastante desrespeitosa e machista a respeito do futebol feminino, que não era o tema da live, e naquele momento nós falhamos em não ter entendido a gravidade daquelas palavras.
Como estávamos assimilando a tristeza pela derrota do nosso time de coração, com a nossa atenção dividida entre os comentários no chat, a nossa próxima fala na live, e o andamento da coisa, não percebemos o que havia sido falado.
Tanto que fizemos um comentário na sequência, a respeito da falta de atenção que os organizadores do futebol demonstram ter pela modalidade feminina, e que na nossa opinião, deveriam fazer como no vôlei, que tem regras diferenciadas para homens e mulheres.
Após isso a live prosseguiu sem nenhum comentário a esse respeito.
Ocorre que neste domingo começamos a ver uma grande repercussão a respeito dessa live e da fala desrespeitosa e preconceituosa dirigida às mulheres, e só após isso fomos assisti-la, e para a nosso espanto e indignação, as palavras estavam lá. Ditas de forma clara na nossa cara e não fizemos nada!
Retiramos do ar aquilo, e faremos uma nova live nesta segunda-feira, 01 de fevereiro de 2021 para prestar os devidos esclarecimentos.
Lamentamos ter falhado como moderadores e como cidadãos, pois o preconceito deve ser combatido por todos nós, e o nosso time feminino merece o devido respeito e reconhecimento.
Ao final de tudo isso, além do aprendizado que levaremos para nossas vidas, iremos repensar tudo que fizemos até agora com o blog e com o Youtube.
Deixamos aqui nossas sinceras desculpas a todos que se sentiram ofendidos pela fala do nosso convidado e pela nossa omissão/desatenção.
Comentário ridículo e preconceituoso que não reflete a opinião de torcedores e sócios do Santos Futebol Clube. Em 2019, depois que eu me mudei para Santos, tive oportunidade de assistir a diversos jogos das Sereias da Vila. Essas jogadoras honram a camisa do Santos e nos dão muitas alegrias. Vibrei quando vi a Ketlen no muro do CT do Santos, pois ela merece essa homenagem, ao lado de grandes jogadores que vestiram o manto sagrado.
Meu Deus, quem é esse misógino torcedor do Santos. Ele não tem mãe, irmã e filha? Ele é filho de chocadeira pois ele acha que toda mulher é prostituta. Sujeito escroto, dá nojo