Hoje tivemos a felicidade de receber um valioso presente de um professor de Educação Física que conheci há poucos dias. O professor ao me encontrar entregou-me um livro do qual fez parte em um dos capítulos. O título já indicava caminhos que estão constantemente postados aqui como provocações aos leitores “Uma Escola Para Todos: reflexões e práticas a partir da Educação Física”. Não me contive e assim que ele me deixou só com meus afazeres, desliguei o computador, guardei meus materiais e me coloquei a ler. Vou aqui reproduzir uma parte do parágrafo final do texto que expande significados.
“As possibilidades de atualização da abordagem de conteúdos da Educação Física mediante a integração das mídias e sua linguagem audiovisual alcançaram, também, as estratégias de ensino. Temos a expectativa de que o conhecimento produzido neste estudo possa contribuir para que outros professores e pesquisadores aventurem-se na investigação de outros Percursos de Aprendizagem, com vistas à atualização da abordagem de outros conteúdos. O mais valioso nesta dimensão talvez não seja o modo como se configurou a atualização do conteúdo e estratégias de ensino em si, mas, sobretudo, o compartilhamento da experiência do processo de investigação”.
A corrente da constante preocupação com as adequações no ensino se amplia, modifica e faz modificar meios e estratégias. No entanto, o principal é a socialização de saberes e dúvidas que são motivadoras do novo aprender. Parabéns prezado professor Rodrigo Cordeiro Camilo e grato pelo maravilhoso presente.
Obrigado pelas palavras professor Daniel. Com certeza educar é e sempre foi (mesmo que nem sempre reconhecido assim) uma troca de experiências. Que bom que este caminho ganhe força e sentido também no cultivo das amizades!
Parabéns pelo trabalho realizado neste espaço que tanto contribui para o engrandecimento de nossa profissão. Abraço e Boas Festas!