Este professor atuou por 10 anos junto a crianças em idade pré-escolar e pode confirmar as atitudes incoerentes de adutlos que, por força das relações de poder e mando, equivocadamente conduziam o ensino em tenra idade.
A primeira constatação se deu quando a proposta de nossa aula foi o movimento corporal e ritmo. As crianças eram provocadas na direção de realizarem movimentos livres observando o ritmo de algumas músicas infantis da época. Obviamente um processo de apropriação de diferentes formas de expressão corporal.
Após alguns dias dessas aulas, foram várias e presentes em todas nossas atividades o ritmo, este professor foi chamado pela coordenação para justificar a razão de estar ensinando dança para os meninos. O motivo foi a reclamação de um pai quanto a este professor estar promovendo atividades femininas para seu filho.
Foi necessário ter um encontro com o pai para dialogar sobre do que se tratavam nossas aulas. Que a proposta é o domínio do movimento dentro de diferentes cadências, inicialmente, para a evolução até os diferentes ritmos possíveis a uum mesmo movimento e, principalmente, a liberdade criativa das crianlças.