Qual a relação de medalhas com a Educação Física Escolar?

Hoje, 01/08/2020, recebi uma mensagem propondo a ampliação das discussões acerca da Educação e a contribuição dos Esportes na conquista da formação de crianças e adolescentes que se encontram no seio da Escola da Educação Básica Nacional.

A convocação chamou nossa atenção quando se propôs a defender que os Esportes favorecem a Educação de crianças e adolescentes. Obviamente, não é possível contradizer tal afirmação, ainda mais quando a proposta é encaminhada para o público leigo e que valoriza, de forma exacerbada, a questão da formação do campeão, do vitorioso no campo esportivo e que estas vitórias são traduzidas em vantagens educacionais.

O significa a existência de uma escola que conquista medalhas em uma competição escolar? Foi uma escola que optou em desenvolver trabalhos de formação de equipes representativas, favoreceu o desenvolvimento de equipes em diferentes esportes, investiu em materiais, profissionais e os demais recursos necessários e exigidos pelas competições escolares. Nada, absolutamente nada contrário a esta proposta.

A questão é saber que atenção é dada aos alunos e alunas que não fazem parte das equipes representativas e que devem ser atendidos adequadamente nas aulas de Educação Física escolar que devem ser para todos? Seria a medalha conquistada por um grupo de alunos na competição argumento suficiente para afirmar que o Esporte Educa? Ele é, enquanto competição, o meio adequado de formação ética e cidadã para todos os alunos e alunas da escola? De outra forma, os que não participaram das competições, não venceram e não mereceram a atenção de forma igualitária estão desfavorecidos? Não estariam sendo educados?

Apenas para lembrar, até para a ação de assistir aos encontros esportivos de Jogos Pan-americanos ou Olímpicos é necessário o desenvolvimento de conhecimentos que permitam a correta interpretação destes pela população. Especialmente em um país que considera o vice-campeão como o primeiro dos últimos. Vide a chacota que submeteram, por anos a fio, ao senhor Rubens Barrichelo, não é?

Lamentavelmente, ainda temos pessoas que confundem Educação Física com Esporte e, pior, com a ênfase competitiva que este assume e é valorizado pela indústria do esporte.

Creio ser necessário meditar sobre a real finalidade da Educação Física Escolar, não é?

Daniel Carreira Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *