Posicionamentos de autores

Em texto de autoria da professora Juliana Scarazzatto encontramos algumas citações que merecem nossa meditação. Vamos à reprodução na íntegra de parte do documento:

“Como é possível mediar os sentidos que circulam na sula de Educação Física, para que a compreensão sobre o corpo e sobre o gesto avance na direção do signo ideológico? Mauro Betti (1994) coloca algumas questões importantes para reflexão acerca dos conhecimentos da Educação Física. O autor aponta que o aluno, além de executar os gestos requeridos durante uma prática corporal, deve ser capaz de perguntar-se como se sentiu durante a atividade física, quais são os lugares adequados para aquela prática, se há em seu bairro ou em sua cidade locais disponíveis para a realização da mesma. Perguntas como essas podem deslocar o aluno de um conhecimento que está apenas ao nível do organismo, para uma percepção mais ampla sobre quais os sentidos implicados no jogar futebol ou na prática da natação, por exemplo. A eficiência do gesto dá lugar à sua interpretação. Compreender os sentidos que estão inscritos no jogo de futebol passa a ser tão importante quanto marcar o gol. Compreender que no jogo de basquetebol a cesta pode valer um, dois ou três pontos é tão importante quanto aprender o passe”.

Encontre este texto na Revista Brasileira de Educação Física Escolar, edição de Março de 2020, da citada autora, com o título: ” VERBO e GESTO: formas indissociáveis de compreender e fazer”.

Daniel Carreira Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *