Para muito além da quadra

Muito se fala em equipamentos esportivos, materiais tecnologicamente construídos, formação de atletas para representação nacional. Pois bem, e como ficam os outros 99% da população brasileira? Ficam à mercê das incoerências e inoperância vividas, intensamente vividas em nosso país.

O professor Doutor Sérgio Luiz Carlos dos Santos, da Universidade Federal do Paraná, nos lembra de seus trabalhos com crianças, adolescentes e jovens adultos que, por ele, são levados para conhecerem os espaços públicos das cidades onde moram. Com este movimento seus educandos conhecem a realidade vivida, os diferentes espaços públicos e as barreiras arquitetônicas e sociais que estão postas. Reconhecer a necessidade de ações para a inclusão, por exemplo, de cadeirantes e outros menos capacitados. Reconhecer, valorizar e preservar os espaços que são para todos e que possibilitam a apropriação de saberes para além dos corporais. Que tenhamos como exemplo a cidade de Barcelona, onde cada espaço urbano, por menor que seja, é aproveitado com muita área verde e equipamentos, para desenvolvimento motor e lazer. Afinal pagamos impostos absurdos e temos direitos que vão além do ir e vir!!!!!

Conhecemos outro docente que faz a mesma ação na capital de São Paulo levando interessados a conhecerem e discutirem sobre o Centro Histórico da Capital Paulista. Trata-se do professor Walter Roberto Correia que faz esta ação cidadã há anos. Nossos parabéns a ambos e aos de mais que superam sabiamente os limites da quadra.

Afinal, a nossa constituição apregoa o direito à acessibilidade, ao esporte, ao lazer e, em suma, à vida em comunidade mediada pelo corpo. Somos corpo integralmente na sociedade e não precisamos, para nossa vida, sermos campeões com medalhas. Aos 99% é necessária a oportunidade, a eliminação das barreiras e facilitação do acesso aos bens sociais. Educação Física Escolar é um dos espaços para a apropriação destes e muitos outros saberes.

Daniel Carreira Filho

9 comentários

  1. O cidadão devia problematizar mais sobre os direitos que deveriam ter, e os que realmente recebem, pois o que vemos em nossa sociedade não passa de um discurso de moral que não é posto em prática, e isso não só sobre o esporte mas sim saúde e lazer em geral. Quem não é atleta no Brasil não recebe nenhuma condição de ser próximo ao esporte, seja por falta de espaço para ser praticado ou as diversas barreiras sociais. Por isso o estado devia se espelhar melhor nos exemplos pelo mundo como citado Barcelona na Espanha.

    1. Olá, Mário
      A sua contribuição será o caminho da mudança. Faça com que mais e mais pessoas estabeleçam posicionamentos críticos como o teu, haverá tempo para os avanços.

  2. O acesso a esportes deveria ser um direito de todos, já que é algo que tem ligação direta com o modo de vida da população.
    Saber da dificuldade do estado de oferecer esse direito a todos, nos mostra o quanto existe desigualdade dentro da área esportiva brasileira. Alem disso as praticas esportivas usadas como lazer influenciam diretamente na saúde da população, assim deveria ser uma das prioridades do estado.
    Citar exemplos como a cidade de Barcelona é algo muito importante pois mostra que não é impossível dar acesso a equipamentos de praticas esportivas para uma maior parte da população.

    1. Olá, Gabriella
      Posicionamento coerente. Você pode ajudar socializando em seus relacionamentos as alternativas possíveis.

  3. Olá, Amanda
    Realmente, se a população não cobrar não há saída. Você pode ajudar a mudar este estado de coisas socializando estas propostas em seus relacionamentos.

  4. O Brasil é um país rico em diversos esportes mas o esporte que mais predomina é o futebol, tornando ele o principal esporte a ser utilizado, que é o errado. Como a cidade de Barcelona, as escolas do Brasil deveriam seguir o mesmo exemplo de utilizar o espaço urbano para praticar diversas atividades diferentes. Dessa forma, fazendo que mude essa rotina que é comum em qualquer escola de ter sempre as mesmas atividades, e uma mudança de ir ao espaço público muda essa mesmice, e com essa prática de atividades é muito mais saudável para os alunos. São poucas as escolas do Brasil que faz atividades sem ser na escola. E com essas escolas se tem a certeza que sabe como o espaço urbano é uma ótima alternativa que se deve fazer. Existem inúmeras escolas que se tem alunos com algum tipo de deficiência, seja ela mental ou de corpo. E com a utilização do espaço púbico faz que esse deficiente tenha mais liberdade e que ele faz atividades junto com outras pessoas. Mas infelizmente diversos lugares não tem a facilidade para deficientes fazendo assim um local de difícil acesso que é o que prejudica as atividades escolares de algumas escolas. Para chegar ao mesmo patamar que a Cidade de Barcelona é fazer esses lugares urbanos acessíveis para qualquer pessoa, e assim as escolas poderiam fazer atividades.

    1. Olá, Natan
      Você poderá contribuir na direção de superarmos estas barreiras. Você conta com informações, diferenciação e possibilidades de diálogo com os responsáveis por sua cidade. O que fazer? Agir.

  5. A importância dos esportes e atividades físicas em um país, não é simplesmente ter representantes do país ganhando medalhas e campeonatos, e sim a importância dos esportes na sociedade é a saúde da população.
    Então não basta somente dar condições esportivas para atletas de alto rendimento e sim dar espaço e acesso a atividades físicas para todos. Pois é nosso direito.
    Temos espaços públicos com prática de atividades físicas, temos muitos parques públicos com qualidade, mas muitas vezes eles não são divulgados da maneira que deveriam ser. Mas mesmo assim o governo precisa melhorar e muito o acesso aos esportes na população, é o nosso direito. Temos que dar destaque a saúde e lazer da população, e não simplesmente em medahas que o país ganha.

    1. Olá, Patrick
      Você tem toda razão. Tratamos de dialogar sobre os direitos da população e não da elite esportiva, que não deve ser abandonada. Mas, os que mais necessitam são os que menos recebem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *