Nada mais sério do que o brincar infantil

Muito embora adultos, em especial os pais de crianças em tenra idade, quando se aproxima o momento de colocar seus filhos na escola, no caso a Educação Infantil, estabelecem críticas quanto à proposta do BRINCAR que é apresentado como estratégia do aprender.

Este aprender vai para muito além das perspectivas adultas de “utilidade” das práticas na escola. Segundo parte dos adultos, estão gastando dinheiro de seus orçamentos para a criança, apenas, brincar. Brincar ele o faz em casa. Tem início a concepção equivocada.

É através das atividades lúdicas, todas ofertadas pela escola, que a criança aprende sobre calcada nas relações que estabelece com o meio, com os outros e com os materiais que estão presentes ao seu redor. Basta lembrar que o bebê colocado no berço com um brinquedo colocado suspendido motiva a criança a tentar alcançar, e, colocado no solo longe de seu alcance faz esforços para chegar até o brinquedo.
Pode parecer simples ao olhar pouco apurado do adulto. Mas tem inúmeras representatividades e, principalmente, um desafio concreto ao desenvolvimento da criança.

Portanto, há muito para aprender com a metodologia lúdica presente no brincar infantil.

 

Daniel Carreira Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *