Jovens alunos manifestam-se sobre a coporeidade

Daniel Maldonado é professor de Educação Física do Instituto Federal de São Paulo e sua prática pedagógica é focada na formação do pensamento crítico dos estudantes sobre as manifestações da cultura corporal de movimento.

Por conta disso, no 1º bimestre de 2017, ao tematizar os esportes, buscou refletir com os discentes sobre diversos temas que se relacionam com essa prática corporal. Para iniciar o projeto, os alunos pesquisaram reportagens que versavam sobre machismo, racismo, homofobia, doping, saúde, corrupção e violência no esporte.

Realizaram alguns debates em sala de aula e, logo em seguida, assistiram ao filme “A corrida do doping”. Essa é uma produção nacional que mostra a “corrida armamentista” dos atletas olímpicos para se dopar e ganhar medalhas.

Após esse processo, foi aplicado um primeiro instrumento de avaliação que  foi propor que os alunos produzissem crônicas sobre um dos temas discutidos em aula. Após receber esse material, pediu que uma das professoras de língua portuguesa da instituição (Eliana) escolhesse as crônicas mais interessantes para que os textos fossem publicados no blog.

Nas próximas postagens, as crônicas destes alunos serão publicadas com a intenção de demonstrar o entendimento desses jovens sobre diversos temas que envolvem o esporte.

 

Daniel Carreira Filho

Um comentário

  1. Muito interessante e importante esse trabalho realizado pelo Prof. Daniel, parabéns pela iniciativa e coragem. Temas como esses são deixados de lado e necessitam ser discutidos com os jovens. Acredito que dar voz a esses jovens por meio das crônicas mostra o quão necessário é dar espaço para essas manifestações. Curioso para ler essas crônicas !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *