Filhos: fonte de alegrias e preocupações de pais, mães e cuidadores

O desenvolvimento infantil é o conjunto de habilidades motoras, cognitivas e emocionais que a criança adquire nos primeiros anos de vida.

É também fonte de alegrias e preocupações de muitos pais, mães e cuidadores.

O olhar, o sorriso, a forma como se firma, se mexe e se comunica: observar cada uma dessas características e conquistas, além de ser emocionante, é fundamental para entender o desenvolvimento do bebê. O melhor estímulo ao desenvolvimento do bebê é oferecer um ambiente afetuoso, seguro e com liberdade para explorar. O suporte carinhoso e atento de um adulto já é tudo o que ele precisa. A principal maneira de estimular os pequenos é por meio da interatividade. Conversar, cantar, brincar e diversas outras atividades feitas junto com a criança fazem com que as áreas do lobo frontal associadas à linguagem, ao movimento, à cognição social, à autorregularão e à solução de problemas sejam ativadas, o que gera benefícios para toda a vida

As crianças precisam saber que existe amor ao seu redor, por isso, as atitudes mais simples como pegar no colo, colocar para dormir ou dar comida devem ser aplicadas com amor. Parece óbvio, já que se parte do princípio que toda mãe e pai amam seus filhos, mas acontece que nem sempre este amor é demonstrado de forma clara. Carinho, palavras afetuosas e de incentivo, elogios, além do cuidado básico devem fazer parte da rotina da família. Em contrapartida, deve-se administrar o estresse tóxico, isto é, evitar que a criança vivencie os problemas domésticos (brigas, violência, gritos, dificuldades financeiras, separação, entre outros) que acabam se transformando em falta de afeto e de atenção.

Este texto é de autoria de ENGLIDY ALVES DA SILVA. Grato pela excelente contribuição às discussões

Daniel Carreira Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *