Educação Física e os 100 anos do professor Paulo Freire

Quando comemoramos os 100 anos do prorfessor Paulo Freire tivemos a oportunidade de ler a manifestação de um jovem professor sobre a importância e significado de Paulo Freire na vida das pessoas. Reproduzo, aqui, parte do texto do professor Doutor Daniel Teixeira Maldonado.

Se eu pudesse te encontrar hoje professor Paulo Freire, eu diria para o senhor que não temos muito para comemorar nos seus 100 anos, mas sem as suas contribuições seria impossível viver e produzir saberes críticos, revolucionários e progressistas nesses tempos. O senhor politizou o debate da Educação Física Escolar, mostrando que o menino popular possui um potencial cultural enorme para transformar a realidade das periferias desse país, enfatizou a importância de se conscientizar com densidade sobre a realidade vivida pelos grupos oprimidos, apresentou a essência de uma formação humana e dialógica para a classe trabalhadora, possibilitou que nunca deixássemos de acreditar em inédito-viáveis em contextos educativos cada vez mais precários e autoritários.

Eu diria olhando nos seus olhos que sem os seus escritos a minha vida teria perdido o sentido. Por conta de tudo que aprendi contigo me encho de esperança para continuar lutando com a lente dos grupos oprimidos, transformando o pensamento freireano, combatendo as desigualdades sociais, valorizando as diferenças culturais, respeitando os valores democráticos e aceitando que sou um ser contraditório que muitas vezes se perde na luta, mas se encontra novamente na vida de um educador que foi exilado, preso, impedindo de falar o que pensava, humilhado, mas deixou a sua marca histórica na vida de muitos sujeitos. Ninguém vai poder tirar da minha alma a emoção de ler Paulo Freire.

Daniel Carreira Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *