Atenção às diferenças em uma aula diversa

Quando crianças e adolescentes são encaminhados para uma aula de qualquer componente curricular devem, obrigatoriamente, ter suas características e competências respeitadas de forma a favoreser o seu pleno desenvolvimento.

Nas aulas de Educação Física as diferenças individuais são ainda fortemente notadas e, ao mesmo tempo, exigentes quando ao estabelecimento de estratégias de ensino por parte dos docentes.

Esta é uma das principais dificuldades dos docentes no desenvolvimento das “estratégias” de favorecimento significativo da aprendizagem a todos os alunos. Neste ponto o princípio de respeito à individualidade dos alunos é a exigência mais importante.

Temos, em uma mesma turma de alunos, de uma mesma série escolar, diferentes possibilidades de aprendizagem de conteúdos que, obrigatoriamente, devem oferecer diferentes oportunidades (níveis de oferta de desafios motores) de movimento, exigir a cooperação entre os pares e, prinicipalmente, o respeito mútuo.

Portanto, o conhecimento docente, a criativiadade, a compreensão das limitações individuais e da mobilização respeitosa entre todos os envolvidos na prática são elementos essenciais.

Daniel Carreira Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *