Ao longo dos anos, discussões de toda ordem, indicam diferentes posicionamentos quanto aos objetivos, finalidade, estratégias e conteúdos pertinentes ao componente curricular Educação Física.
Conceitos que no passado sequer eram imaginados (sociologia, antropologia, filosofia,política, gênero e etc,) devem estar, obrigatoriamente, considerados nos momentos de aprendizagem. Se no passado criticávamos a visão disciplinadora, biologica, esportivadora, excludente temos, hoje, os mesmos problemas com nossas aulas. A especificidade do componente está mantida e todos os conceitos devem estar presentes na pserspectiva docente e em suas ações formativas.
No passado afirmávamos que o Esporte Educa, mas vimos que esta não é, de fato, realidade em todos os espaços. As visões e ações excludentes, machistas, homofóbicas e exclusivamente focadas no esporte rendimento (competitivo) permanecem.
Há, sem dúvida, muitos docentes que superaram estas limitantes concepções e favorecem a formação de pessoas muito além de praticantes de atividades físicas, esportivas, expressivas e …..