A sabedoria requer humildade, curiosidade e amorosidade

Para muitas pessoas a educação é sinônimo de sabedoria. E, em parte, é verdade. Mas, a sabedoria não é apenas o saber letrado, o saber dos mestres e doutores. A sabedoria é humildade, curiosidade e amorosidade. É nesse sentido que a educação é, acima de tudo, formação. Formação de seres humanos, que está para além do saber dos livros e dos bancos universitários.

A humildade no processo educativo-formativo requer o conhecimento de que sempre há o que aprender. Nenhum homem é tão versado sobre um determinado assunto a ponto de poder considerar-se como última palavra nele.

A curiosidade é, pois, irmã gêmea da humildade, uma não existe sem a outra. A curiosidade nos move em busca dos saberes que, pela humildade, sabemos que jamais poderemos saber tanto quanto necessitamos.

E a amorosidade é também necessária no processo de aprender, educar e formar (se), reconhecendo que é uma via de mão dupla, o tempo todo aprendemos, educamos e formamos a nós mesmos e aos que nos rodeiam através de nossas experiências. Antes de nos tornarmos humildes em nossos próprios corações, por isso amorosidade, não estaremos aptos para tirar grande proveito das experiências e pensamentos alheios.

Angela Maria Leite Peizini – Pedagoga, Mestre em Educação, Doutoranda em Sociedade, Desenvolvimento e Cooperação Internacional – UnB

 

Daniel Carreira Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *