A escolha do professor de Educação Física escolar, a quem cabe?

Há o curso de Pedagogia em nível superior com a duração de quatro anos em que são “preparados” professores para a orientação, administração e desenvolvimento dos planos de ensino para crianças desde a pré-escola até a quinta série do ensino fundamental. Aqueles que prosseguiram em seus estudos, formação em pós-graduação e assumem a responsabilidade de coordenar o trabalho da e na escola serão os responsáveis pela seleção e orientação dos professores que atuam em seus diferentes componentes curriculares.

Quais os conhecimentos de que dispõem estes profissionais para a escolha dos professores de Educação Física? Ouso dizer que pouco ou quase nada sabem sobre as peculiaridades do componente Educação Física. Assistimos a inúmeros processos em que basta ao candidato saber oferecer jogos ou brincadeiras, ainda que as mais diversas, sem qualquer visão sobre a corporeidade, a diversidade, o respeito às diferenças e, principalmente, não desenvolvem o componente como pertencente à área da linguagem.

Basta conhecer jogos do tipo estafeta para serem professores de Educação Física, saber dancinhas para as festas juninas e festividades escolares (dia dos pais, das mães, avós, páscoa etc.) Não é?

Daniel Carreira Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *