A vida humana tem início, efetivamente, no momento da concepção. A partir deste momento, a constatação da gravidez e seu devido e competente acompanhamento (exame pré-natal preconizado para ocorrer em, no mínimo, sete consultas médicas) tem inúmeros significados para a vida sadia e promissora de novos seres humanos.
Todos conhecem os movimentos realizados pela criança em formação ainda no ventre materno e as relações que a família estabelece neste momento da vida. Sem dúvida, sabiamente, a pediatria considera os primeiros 1.000 dias de vida (gestação mais 2 anos) como a JANELA DE OURO para o favorecimento do sucesso na e da vida das crianças.
Há, felizmente, inúmeras orientações sobre as possibilidades de intervenção familiar e profissional para este momento da vida. Da família, dos cuidadores nas creches e profissionais da Educação Infantil. O movimento é um dos facilitadores do desenvolvimento destas crianças e necessita, obviamente, atenção ampliada de todos e todas.
Falamos de movimento, não de esporte, atividades físicas ou esportivas ou qualquer outra visão meramente biológica. Há muito mais a desenvolver no sentido de favorecer a vida.
Movimento fonte de vida!! Vamos nos dedicar a este tema nos próximos posts.