A Educação Física Escolar se contra como COMPONENTE CURRICUALR da Educação Básica Nacional, conta com detalhamento na BNCC – Base Nacional Comum Curricular que, em suma, é o instrumento que caracteriza o componente, suas finalidades, objetivos e estratégias proposta.
No entanto, temos observado que quando a discussão atinge o ensino médio muitas escolas,incoluindo escolas públicas, o componente curricular é suprindo ou tem sua carga horária semanal reduzida e, também, as aulas semanais são oferecidas em um só dia da semana ou, ainda, colocado fora do horário regular de aulas por produzirem ruídos que atrapalham as demais aulas.
Dias atrás tivemos uma escola pública que foi punida pelo “Psiu” em São Paulo. Alegava um dos moradores do condomínio vizinho que os alunos faziam muito barulho. Chegou a perseguir a docente no bairro. A escola foi multada duas vezes com valor total que superou a casa dos R$ 30.000,00.
O componente curricular é, por ação de coordenação pedagógica e administrativa das escolas, por sua decisão eliminam as aulas e/ou o consuideram “prejudiciais” aos objetivos escolares.
Observem a que ponto chegamos na incompreensão da Educação.