Roger Guedes faz barba, cabelo e bigode

Foto: Ettore Chiereguini/AGIF/GPress

A tal da Lei do Ex valeu mais do que nunca. O Corinthians derrotou o arqui-inimigo Palmeiras por 2 a 1, neste sábado à noite, na Neo Química Arena, em Itaquera. Roger Guedes foi o herói e o vilão da jornada. Fez três gols a favor (só dois valeram) e um contra (em chute de Gabriel Menino). Ele, um ex-palmeirense, deitou e rolou, ajudando o Timão a manter uma invencibilidade de oito jogos e quebrando um tabu de sete, sem vencer.  Clássico valeria o ingresso. Bem disputado e atraente.

O Verdão acuou o Timão com uma marcação sob pressão, evitando que o adversário saisse tranquilo com a bola dominada já nos primeiros movimentos. Na base do toque, da triangulação e da individualidade, os jogadores alvinegros procuravam superar o adversário, com um time misto porém entrosado e perigoso. Partida ficou equilibrada e bastante agradável.

Wesley pela esquerda, em cima de Fagner, dava trabalho. Ganhava quase todas no mano a mano. Dudu fazia o mesmo pela direita, infernizando Fábio Santos. Por outro lado, Roger Guedes era um “centroavante falso”, se deslocava bastante, aparentemente sem efetividade, apesar de estar atento e mostrando muito esforço e espírito coletivo.

SURPRESA

Gustavo Scarpa arriscou de fora da área, Cássio encaixou. William deu para Renato Augusto, Gabriel Pereira cruzou. Pelota resvalou em Luan e obrigou Wewerton a boa defesa. Ai, então, brilharam os resforços corintianos. Renato Augusto passou por Luan, tocou para Giuliano, que deu para Roger Guedes. Atacante bateu de primeira, cruzado, no canto oposto de Wewerton, 1 a 0.

Palmeiras sentiu o bom momento alvinegro e mostrou um certo abalo. Era a hora de o Timão aproveitar a queda técnica alviverde. Gabriel Pereira era o homem mais atrevido ofensivamente, criando boas jogadas sobre Renan. GP, em lance isolado, quase faz o segundo. Pelota raspou o poste direito palmeirense.

Fagner pegou Wesley. Falta perigosa. Dudu cruzou e Gustavo Gomes testou para fora. Bandeirinha assinalou impedimento. Wesley para Patrick de Paula. Chutou para fora. Pelo Corinthians,  William e Roger Guedes trocavam bastante de posição, enganando os zagueiros. William arrancou pelo meio e passou para Roger Guedes. Ele penetrou e bateu para o fundo do gol de Wewerton. VAR entrou em ação. Gol anulado. Guedes irregular.

No último lance do primeiro tempo, Gabriel Menino pegou de prima, desviou na canela de Cantillo e depois em Roger Guedes, 1 a 1. Lance de sorte salvou a atuação ruim do Verdão. Na sequência, lance rápido e Dudu finalizou nas mãos de Cássio. No detalhe, igualdade e equilíbrio na partida.

GOLAÇO

Como o Palmeiras costuma crescer no final de jogo, todo cuidado era pouco para o Corinthians, uma equipe ainda em formação, buscando uma identidade. O técnico Abel Ferreira mudou. Colocou Zé Rafael no lugar de Patrick de Paula. Pelo lado corintiano, até quando William e Renato Augusto aguentariam o ritmo forte do clássico? Cantillo lançou William. Camisa 10 partiu para cima e bateu rasteiro. Wewerton espalmou.

Ao contrário do primeiro tempo, Timão tomou iniciativa. Verdão respondeu a altura e jogo ficou bonito de ser visto. Dayverson e Willian Bigode vieram para a “guerra”.Foram embora Dudu e Luiz Adriano. Saiu Wesley e entrou Gabriel Veron. Abel poupando a equipe para pega contra Atlético MG, na próxima terça-feira, válido pela Libertadores.

Zé Rafael deu uma boa agilidade para o meio campo alviverde. Sylvinho resolveu mudar. Sairam GP e Renato Augusto. Chegaram Gustavo Mosquito e Du Queiroz. Giuliano deu para Mosquito, que fuzilou. Wewerton espalmou no reflexo. Veron, de cabeça, respondeu e Cássio salvou. Vitinho e Jô para as saídas de William e Cantillo.

Sem Renato Augusto e William, Timão caiu de produção. Escanteio, Gustavo Scarpa desviou e Luan desperdiçou gol certo. Outro escanteio, Scarpa cruzou e Veron acertou o poste direito de Cássio. Árbitro, porém, anulou lance na origem. Quando Palmeiras estava melhor, o inesperado. Du Queiroz recuperou e viu Vitinho,que disparou pelo miolo e rolou para Roger Guedes. Atacante driblou Gabriel Menino e fez um golaço, 2 a 1. Abel sacou Renan e pôs Jorge. Sylvinho tirou Giuliano e apostou em Xavier.

Agora era aguardar o sufoco verde. Timão recuou, ficou só na defesa. Cruzamento da esquerda de Veron, Bigode de cabeça obrigou o Gigante a pular e agarrar. E fim de partida. Magnífica vitória alvinegra. Quebrou um tabu de sete jogos sem vencer o arqui-inimigo. Agora vai?

E tenho dito!