Scarpa e apito garantem o Palmeiras

Foto: Divulgação/Cesar Greco-SEP

Com uma arbitragem polêmica, o Palmeiras conquistou mais três pontos ao derrotar o Sport, neste domingo à tarde, em Recife, por 1 a 0. Para variar, gol do excelente Gustavo Scarpa, de novo o melhor em campo. Garantiu a vantagem, deu passes precisos e bateu faltas com terrível perigo. Outra vez, o técnico Abel Braga mexeu mal na equipe no segundo tempo e quase complicou a parada. Com a vitória, Verdão grudou na liderança do Brasileirão.

Um primeiro tempo sem emoção até os 30 minutos. Verdão com muita consciência tática e com jogadores de maior recursos técnicos. O Sport, mais modesto, se preocupou em anular as principais jogadas do perigoso adversário do que criar chances ofensivas. Por isso, sofreu pressão e acabou cedendo à uma equipe bem superior.

Depois de tentar com Dayverson, (na sobra, obrigou Mailson à boa defesa) e com Bruno Lopes (penetrou pela esquerda e bateu torto) veio o gol palmeirense. Danilo pedalou pela direita e cruzou. Gustavo Scarpa surgiu sozinho por entre os zagueiros e desviou de primeira, 1 a 0.

É bom que se diga ter Marcos Rocha ter feito falta durissima no ex-corintiano Everaldo. Levou cartão amarelo. No entanto, merecia vermelho. Apito ignorou. Jogadores do Sport também reclamaram de pênalti. Pelota alçada para a grande área, Raphael Veiga perdeu o tempo da jogada e mandou para escanteio com o braço. Árbitro mandou seguir o lance. Nem consultou o VAR. Outra decisão estranha da arbitragem.

Na sequência, Junior Tavares pegou forte na entrada da área. Jailson pulou e nada encontrou. Por sorte, pelota raspou o poste esquerdo e foi para linha de fundo. Na etapa final, Sport substituiu Everaldo (contundido graças à violência de Marcos Rocha) por Trellez.

Neilton desceu pela esquerda e levantou para grande área. Luan desviou chute certeiro de Thiago Neves. André Balada teve ótima oportunidade. Contudo, derrubou Felipe Melo antes. Sport melhorou em termos coletivos e o Palmeiras recuou como sempre para matar a partida em.um rápido contra-ataque.

Rony, Danilo Barbosa e Willian Bigode vieram para o pega. Abel quis reforçar o meio campo e deixar o ataque mais rápido. Thiago Neves bateu de surpresa ao receber bom passe e Jailson encaixou. Gabriel Menino entrou. Portuga fechou a porteira de vez. Apostou em Vitor Luís.

Sport pressionou. De novo bola tocou no braço de um palmeirense dentro da área. De novo arbitragem mandou seguir. Vitor Luís disparou e Cruz. Danilo bateu forte e Rafael Thyere salvou em cima da linha. E ficou assim. Partida engrossou no final e o Verdão soube se defender bem outra vez e segurar a vantagem.

E tenho dito!