A edição de cem anos das 24 Horas de Le Mans teve um resultado histórico neste final de semana. Isso porque a Ferrari, que voltou a disputar a mais importante prova de endurance do planeta após 50 anos, saiu vitoriosa do Circuito de La Sarthe com o trio formado por Antonio Giovinazzi, James Calado e Alessandro Pier Guidi, em corrida encerrada neste domingo (11).

O trio travou grande batalha com o Toyota conduzido por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa. A trinca da equipe italiana só conseguiu abrir vantagem nas horas finais da corrida, após um incidente com os adversários enquanto o piloto japonês estava em seu stint de pilotagem. O resultado quebrou um jejum de 58 anos sem vitórias em Le Mans.
A Ferrari havia quebrado um outro jejum em La Sarthe antes da corrida. Ainda na quinta-feira, Antonio Fuoco, que correu ao lado de Nicklas Nielsen e Miguel Molina, obteve a pole position da prova, o que não ocorria desde 1973, ano em que Arturo Merzario e José Carlos Pace garantiram a posição de honra naquela que seria a última participação da “Scuderia” em Le Mans antes deste ano.

A segunda posição ficou com o Toyota de Buemi, Hartley e Hirakawa, que terminaram 1min20s atrás dos vencedores. A Cadillac completou o pódio com Earl Bamber, Alex Lynn e Richard Westbrook. Pipo Derani, que integrou o time da Action Express, foi o décimo após um incidente na primeira volta, e Felipe Nasr abandonou com problemas na pressão de combustível em seu Porsche.

Na LMP2, a vitória ficou com Fabio Scherer, Albert Costa e Jakub Smiechowski, trio que compete com um protótipo da InterEuropol. O Team WRT ficou com a segunda colocação com Rui Andrade, Louis Delétraz e Robert Kubica. A Duqueine, com Neel Jani, René Binder e Nicolas Pino, completou o pódio. André Negrão ajudou a Alpine a terminar em nono, e Pietro Fittipaldi foi o 13º com a JOTA. Os dois chegaram a liderar a prova nas horas iniciais.
Na LMGTE-Am, a vitória ficou com o Corvette de Nicky Catsburg, Ben Keating e Nicolas Varrone, que apostaram em forçar o ritmo na parte final, garantindo a vitória. A segunda posição ficou com o Aston Martin da ORT, de Ahmad Al Harthy, Michael Dinan e Charlie Eastwood, enquanto Michael Wainwright, Benjamin Barker, Riccardo Pera, com um Porsche da GR Racing. Daniel Serra abandonou nas horas finais com a Ferrari da Kessel.
A próxima etapa do WEC será as 6 Horas de Monza, marcada para 9 de julho.