O Momento Velocidade exibido no último domingo na TV Gazeta trouxe o perfil de mais uma jovem revelação do nosso automobilismo: o piloto Matheus Ferreira, que tem apenas 15 anos e possuiu uma carreira de muito sucesso no Brasil e no exterior. Ele inclusive é contratado do programa de talentos da Alpine na F1.

Ele começou sua carreira aos oito anos de idade, em Brasília. Pouco tempo depois, começou a correr nos principais campeonatos nacionais, como a Copa São Paulo, Copa Brasil e Campeonato Brasileiro. O Matheus começou a enfileirar vitórias e títulos a partir da temporada 2016, na categoria Cadete da Copa São Paulo de Kart.
Em 2017, Matheus iniciou sua carreira internacional, correndo nos Estados Unidos, tanto na Rok Cup quanto no Florida Winter Series, um dos mais importantes campeonatos de kart das Américas. No ano seguinte, Ferreira conquistou o vice-campeonato brasileiro na Júnior Menor, além dos títulos Paulista e da Copa Rotax Micro.
Outra vitória marcante foi na tradicional 50 Milhas de Kart, evento preliminar das 500 Milhas na Granja Viana. Mais portas no exterior se abriram a partir de 2019. O piloto foi destaque em grandes campeonatos no WSK e no Europeu de Kart, onde foi vice-campeão em 2021, correndo na OK Junior.
Neste período, o Matheus ainda correu o Mundial de Kart, na Finlândia em 2019, em Portugal em 2020, e na Espanha no ano passado. Também em 2021, ele se tornou campeão brasileiro da categoria Júnior. Neste ano, o Matheus entrou na trilha da F1, ao se tornar piloto afiliado da Alpine.
E para falar mais do Matheus Ferreira como piloto do programa da Alpine, eu bati um papo com seu empresário, o Gastão Fráguas! Confira aqui a íntegra do programa:
Neste ano, o Matheus já disputou o WSK Super Master, o Champions of the Future e o Europeu de Kart, sempre com as cores da Alpine, com um desenho que lembra os carros de F1 dos pilotos Fernando Alonso e do Esteban Ocon.
Vale lembrar que este programa foi criado neste ano pela divisão esportiva da Renault, incluindo pilotos de kart, e é o ponto de partida para levar talentos para as principais categorias do mundo.
No Brasil, tivemos já casos de sucesso como o de Lucas di Grassi, que chegou até a F1, e o de Caio Collet, que está no programa até hoje e corre na F3.
Neste ano, Matheus Ferreira ainda disputará mais campeonatos no kartismo europeu. O piloto também deverá competir no Mundial de Kart deste ano e no Campeonato Brasileiro, que será disputado em novembro.
É muito bom ver mais um jovem talento brasileiro conseguindo tantas vitórias e títulos, não é mesmo? E ainda mais já ligado a uma equipe de F1 tradicional como a Alpine.