
Com mais de 7.0000, o Brasil será palco do maior rally do mundo em trechos cronometrados, com aproximadamente 70% de especiais. O anúncio foi feito ontem no Museu do Ipiranga, já que a prova comemora justamente os 200 anos da Independência do Brasil.O maior Sertões de todos os tempos terá duração de 15 dias, passando por 5 regiões do país, em 8 estados diferentes: PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA.
A prova que comemora os 30 anos do Rally dos Sertões também será o maior rally de todos os 29 anos da história, com largada em Foz do Iguaçu (PR), que abriga as cataratas, um dos maiores tesouros naturais do mundo, e chega no mar de Salinópolis (PA), após 7.216km, dos quais 4.811km de trechos cronometrados.
A prova contará com oito especiais totalmente inéditas e a maior de todos os tempos – 601km contra o relógio – que acontece na 6ª. Etapa, no Mato Grosso, no trecho entre Barra do Garças e São Felix do Araguaia. Até então a maior especial do Sertões foi disputada em 2019, no Jalapão, com 535km. A 10ª etapa é a única em formato de laço, ou seja, os competidores largam e chegam no mesmo lugar, em Bom Jesus do Piauí, passando pelos Cânions do Viana. E as etapas Maratona, na qual os competidores não contam com apoio mecânico, perfazem um total de 914 km.
Largada e chegada acontecem em locais inéditos. Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, abre a competição. O local está em total consonância com uma das missões do Sertões, de promover tesouros da natureza, principalmente num ano tão especial. Além do que, a cidade faz parte da Tríplice Fronteira com Argentina e Paraguai. E tem história no Sertões: marcou o fim da prova de 2015. Mantendo a tradição, a chegada será no mar, em Salinópolis (PA). Das 29 edições, apenas em 6 delas o Sertões não terminou no mar.
Com a maior extensão em três décadas de disputa, a Dunas Race, organizadora do Sertões, criou duas provas à parte para quem não puder fazer o percurso completo: Sertões Sul e Sertões Norte. O primeiro, de 26/8 a 3/9, com um prólogo e sete etapas e término em Palmas (TO). De onde parte o segundo, também com sete etapas. Serão três em um.
Confira abaixo alguns números dos Sertões:
130 mil kms = Total percorrido em 29 anos de Sertões = equivalente a 3 voltas na Terra
58 mil km de especiais – trechos contra o relógio
18 + DF = total de Estados atravessados (o Brasil conta com 26 estados + DF)
120 cidades receberam o Sertões
16 = total de largadas de Goiânia, a cidade que mais recebeu a abertura do Sertões
9 = Número de vezes que chegou em Fortaleza (CE); a cidade que mais recebeu chegadas
2.374 competidores passaram pelo Sertões nesses 29 anos (84 caminhões, 1.090 carros,
814 motos, 386 UTVs)