“Passeio” de Max Verstappen no Red Bull Ring joga favoritismo para holandês em 2021

Max Verstappen (Foto: Red Bull Content Pool/RF1)

Desde 2014, todo mundo torce para que alguma equipe finalmente faça frente ao domínio da Mercedes. A Ferrari até chegou a ensaiar algo parecido, mas nada se comparada ao que a Red Bull finalmente conseguiu fazer em 2021.

Mas a vitória de Max Verstappen ontem no Red Bull Ring foi de tão forma dominante que agora a coisa muda de figura. Há quem diga que o holandês já não é mais um candidato ao título, e sim o franco favorito a levar o título mundial deste ano.

Afinal, a pista austríaca, mesmo sendo “a casa” da equipe de Verstappen, nunca foi exatamente o palco das melhores exibições do time. E se a vitória não pode ser chamada de um “sunday drive”, daria pra dizer que foi uma das raras vitórias de ponta a ponta, daquelas que o líder não é incomodado nem na sua janela de pit stop.

E o jogo de empurrar o favoritismo é ótimo para a Mercedes. Não por acaso, Toto Wolff já soltou para a imprensa que a equipe alemã já “abandonou” a evolução do projeto deste ano para focar no desenvolvimento do carro de 2022, já que haverá grandes mudanças de regulamento. Será mesmo? Eu acho que é mais o caso de jogar todo peso da decisão para Verstappen e Red Bull.

Red Bull comemorando a vitória na Áustria (Foto: Red Bull Content Pool/RF1)

E por isso ainda dá para dizer que a disputa será aberta e acirrada nas próximas corridas. Afinal, o adversário de Max é justamente o piloto que está em seu auge e dominando a F1 nos últimos anos. Hamilton tem a seu favor de, neste caso, ser ele o “franco atirador”, sem nada a perder. E com sua visível maturidade nos últimos anos, pode jogar a seu favor este jogo psicológico. Já Verstappen também amadureceu muito, mas nas provas decisivas é claro que vai pesar aquele fator de quem nunca ganhou um título.

Por isso, fica evidente que Hamilton, em sua estratégia atual, é jogar pelos pontos quando não puder vencer porque ele sabe que, se chegar ao final em condições parecidas na pontuação no campeonato, seus 7 títulos serão um grande diferencial.

Mas se você acha que Verstappen agora é o favorito ao título da F1 em 2021, saiba que você não está sozinho. E digo mais: em breve, a maioria vai pensar assim também.

Rodrigo França

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *