
Multicampeão da Truck será o integrante do carro número 88 da Crown Racing na principal categoria do automobilismo brasileiro
Com o anúncio feito nesta segunda-feira em Interlagos, o pernambucano Beto Monteiro será o primeiro piloto a disputar simultaneamente as temporadas completas da Stock Car e da Copa Truck. O multicampeão da Truck será o integrante do carro número 88 da Crown Racing na principal categoria do automobilismo brasileiro e também seguirá como piloto da RM Motors Volkswagen na Copa Truck.
“É um baita desafio, mas que eu vou encarar com uma motivação gigante e tendo suporte, além do meu patrocinador, de uma equipe e um companheiro de box campeões”, afirma Monteiro, que se mostrou muito animado com o novo desafio no anúncio feito em um evento da categoria em Interlagos, no qual estive presente.
Atual bicampeão da Copa Truck, o piloto de 45 anos de idade também conquistou dois títulos da antiga Fórmula Truck, um em 2004 e outro em 2013. A experiência será um dos trunfos de Monteiro, que destacou a forte preparação física para suportar o alto nível das duas categorias.
“Eu sempre me preparei muito para o automobilismo em geral, não só para a Truck, mas estou intensificando o ritmo para poder aguentar o ritmo das duas categorias, voltando forte com os treinos de shifter kart e me preparando na academia com exercícios específicos para pilotos, tanto de resistência quanto de força. Trabalho com dois grandes profissionais dessa área, o Vanderlei Pereira e o Vitor Ely”, diz Monteiro.
O experiente piloto já participou de três edições das corridas de duplas da Stock Car – 2015, 2016 e 2018 -, mas disputará sua primeira temporada completa da categoria em 2021. “Todas as diferenças entre a Stock Car e o caminhão são gritantes”, ressalta Beto, que terá patrocínio do Grupo Universal Automotive Systems.
“A única coisa que se aproxima é a velocidade de reta. A maior diferença mesmo é o ponto de freada e a velocidade mínima na curva. O caminhão tem 4500 quilos, tem que frear bastante a fazer a curva com bem menos velocidade que o Stock Car, que pesa um terço, usa pneu slick e tem mais aerodinâmica”, destacou.
A temporada da Stock Car está marcada para começar no dia 28 de março, ainda sem local definido pela organização da categoria – serão dez eventos ao longo do ano, com possibilidade de mais de uma prova no mesmo final de semana. A Copa Truck, por outro lado, ainda não definiu todas as datas do calendário.