Piloto inglês triunfou de maneira impressionante ao largar na 6ª colocação e vencer a corrida e o seu sétimo título mundial na F1

Quem é o melhor piloto de todos os tempos? Esta pergunta rende até uma tese de mestrado (e olha que disso eu entendo, pois já fiz uma na USP sobre a relação de Ayrton Senna e a mídia…). Brincadeiras a parte, o fato é que agora Lewis Hamilton tem que ser no mínimo apontado como o melhor de todos os tempos nos números, algo que ninguém imaginava que seria possível de ver tão cedo após os sete títulos de Michael Schumacher na F1.
Ontem, o Grande Prêmio da Turquia em Istambul entrou para a história quando o piloto da Mercedes confirmou o título da temporada de 2020 antecipadamente e igualou o recorde de conquistas do alemão. Mas, se nos títulos eles já se equivalem, em vitórias e poles ele já está na frente: na Turquia ele foi o primeiro colocado pela 94ª vez na Fórmula 1.
Já citei aqui: não acho que os números são suficientes para falar quem é melhor. O esporte é muito maior do que simples estatísticas. Mas é fato: eles mostram que o nível de excelência de cada piloto em sua era será determinante para dizer se ele foi, sim, o melhor de todos os tempos. Foi assim com Schumacher nos anos 2000 com a Ferrari e Hamilton agora com a Mercedes.

Particularmente, considero Ayrton Senna o melhor de todos os tempos. Pode ser uma influência de quem, ainda criança, via ele vencendo na TV e nas arquibancadas de Interlagos? Claro que sim – o comentarista tenta separar as coisas, mas a visão de quem ama o esporte naqueles anos em que você está formando sua personalidade faz toda a diferença – vejam que o próprio Hamilton se reconhece como um discípulo de Senna. E não por acaso ele fez questão de direcionar uma mensagem a todas as crianças que “sonham com o impossível” a não desistir de seus sonhos. Foi o que Senna fez com ele – lá nos seus títulos com a McLaren e que, vejam só, fez Hamilton ir atrás de Ron Dennis pra dizer que um dia seria piloto dos carros dele – como Senna. E o resto virou história.
Ah, e um último detalhe interessante: qual era da F1 você considera a melhor de todos os tempos? Sim, porque, no auge da competição, quando o esporte estava em seu ponto mais alto – o melhor piloto pode ser, também, considerado o melhor de todos os tempos. E, para mim (e muitos outros especialistas), a era de ouro da F1 é justamente o meio dos anos 1980 e início de 1990 – e quem reinou absoluto na F1 neste anos, seja de Toleman, Lotus ou McLaren, foi Senna.
A tragédia de 1994 encerrou prematuramente suas conquistas nos números. Mas eis que um discípulo que ele sequer conheceu, inspirando ele apenas por palavras, vitórias e exemplo, tenha herdado esta missão e se colocado como o melhor de todos os tempos nas estatística. Que agora Hamilton também o faça por seu legado fora delas – assim como seu ídolo é tão reconhecido até hoje.