Nos jogos de ida das semifinais da Copa do Brasil, realizados nessa quarta-feira, 02/10, além de bons jogos, tivemos boas arbitragens.
Flávio Souza, que dirigiu Atletico MG x Vasco, esteve discreto, seguro e interpretando bem todos os lances, especialmente porque não “inventou” faltas em razão de contatos próprios do futebol. A única restrição a seu trabalho foi a exigência de que Scarpa e Maicon deixassem o campo, após serem atendidos em razão de choque de cabeça, que caracteriza lesão grave, tanto que foi o próprio árbitro que, corretamente, acionou os médicos.
Todavia, se é verdade que a regra é “burra” ao exigir que dois jogadores de equipes distintas deixem o campo após serem avaliados pelos respectivos médicos, pois isto só retarda o jogo e, portanto, não faz qualquer sentido, a própria regra exclui dessa exigência de deixar o campo os jogadores que sofram lesão grave, mas que Flávio Souza não soube aplicar. Um árbitro internacional não pode cometer deslize dessa natureza.
De seu turno, Wilton Sampaio, que dirigiu Flamengo x Corinthians, também atuou corretamente e ainda com o plus de não paralisar o jogo em razão de impedimento vencido, quando houve vantagem. Acrescente-se que ambos analisaram de forma correta lances de bola na mão e que seus respectivos VAR’s seguiram suas pegadas. Os assistentes e quartos árbitros dos dois jogos também atuaram sem reparo. Parabéns a todos.