Tite muda esquema tático e Corinthians goleia Ponte

Foto Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Foto Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Bastou o técnico Tite deixar de ser teimoso e abandonar o 4-1-4-1 e o Corinthians finalmente conseguiu a primeira vitória no Brasileirão. Passou como um trator por cima da Ponte Preta por 3 a 0, nesta quinta-feira pela manhã, na Arena de Itaquera, pondo um ponto final em uma longa série sem ganhar. Os artilheiros foram de Kadu (contra), Bruno Henrique e Guilherme, aliás, dois golaços de fora da área, agora uma poderosa arma corintiana no novo esquema tático, o 4-2-3-1.

E o que significa isso, perguntaria o leitor? Bem, para começo de conversa, Cristian e Bruno Henrique passam a ser os dois volantes, com o primeiro mais perto da cabeça de área (melhorou a qualidade na saída de bola) e o outro solto, inclusive para chegar de trás e chutar de fora da área. Com isso, os laterais também ficaram mais à vontade para descer e Guilherme, o camisa 10, abriu mão da função de armação para Marquinhos Gabriel, agora pela direita. Como Luciano consegue espaços com tranquilidade para os companheiros se aproximarem, marcação da Macaca ficou confusa, perdida e só deu Timão.

No primeiro gol, Marquinhos Gabriel disparou pela esquerda e cruzou. Becão Kadu escorregou e tocou contra as próprias redes: 1 a 0. Pressão de novo pela mesma lateral e Uendel mandou chuveirinho para grande área. Zaga rebateu nos pés de Bruno Henrique. Ele nem deixou a bola cair e, de primeira, executou o goleiro João Carlos: 2 a 0. E poderia ter saído o terceiro ainda no primeiro tempo. Kadu (um desastre em campo) cometeu pênalti claríssimo em Marquinhos Gabriel. Árbitro engoliu o apito e ignorou falta clara.

Na etapa final, a Ponte correu atrás do prejuízo e teve boas oportunidades. Mas lá estavam Valter e a dupla de zaga (formada por Felipe e Vílson), protegida e segura com a presença de dois volantes à frente. Em jogada pela direita, bola sobrou na medida para Guilherme. Meia deu um toque magistral por cima de João Carlos e fechou o placar: 3 a 0. Equipe campineira rendeu-se ao melhor futebol do adversário e conformou-se com a superioridade alheia.

E tenho dito!

8 comentários

  1. O cara foi campeão brasileiro o ano passadp e hoje já é considerado ruim, só no Brasil mesmo.Os times do Barcelona, PSG, Bayern de Munic,Real Madri, Atletico de Madri , Borrussia etc…mantêm os times completos todos os anos jogando junto.Times do Brasil não passam uma temporada que não perde os principais jogadores, so o Corinthians perdeu 6 titulares e vários da base.Ainda querem que o técnico faça milagre?O Corinthians fez bonito no Paulista e na Libertadores com um monte de jogadores jovens e sem experiência, acho que o Tite embora um pouco teimoso vai fazer uma boa campanha.Volto a dizer que a maior perda do Corinthians foi o Rauf, não temos um medio volante, atualmente cabeça de area .Bruno Henrique é volante e não é marcador nato.

  2. Chico, é um absurdo a permissividade dessa diretoria compactuando com os vagabundos uniformizados. Depois de ser a principal culpada pelo desmanche e de não ter reposto à altura, resolve expor o Tite e os jogadores a esse bando de marginais.

    Qual a sua opinião ? Para mim, esse R Andrade é um covarde
    Abraços..

  3. Senhores, no barcelona o ardan turan nem teve oportunidade e estão queimando o atleta e negociando-o, time grande tem que render sempre, pois ganham para isso, jogar em alto nível, o Walter passa uma firmeza sempre que estava substituindo o Cassio que acho também que poderia assumir mais seus erros, igual o prass assumi por exemplo, ta parecendo o Denis do SPFC que nunca erra mas sempre está presente no erro,
    o Cristian é maloqueiro e sofredor, todos sabem que basta apenas ele querer que potencial ele tem,
    o time está se encaixando bem, falta o luciano ronaldo descer um degrau do salto e voltar as boas atuações do ano passado…
    Falta no futebol mais Vitor hugo, Rogerio Ceni, Romario, Renato Gaucho
    declarações de boleiros e não políticos futebolísticos
    E tenho dito…

  4. No jogo contra a Ponte o Bruno Henrique jogou em sua posição de origem, ele nunca foi médio volante e estavam cobrando dele atuações como do Rauf.Acho que a dupla Cristian de médio volante, cabeça de área e Bruno Henrique como volante, vai render bons jogos.

  5. Chico Lang, sou botafoguense mas adoro sua coluna. Da uns oitavos sobre o Botafogo pois acho sua opinião importante.

Comentários fechados.