Derrota valeu uma vitória e São Paulo volta com vaga do México

Foto: AFP
Foto: AFP

O São Paulo fez valer o placar do Morumbi (4 a 0) e mesmo perdendo do Toluca por 3 a 1, no México, classificou-se para as Quartas de Final da Libertadores. Um a derrota que valeu uma vitória. No placar agregado, Tricolor somou 6 a 3, com gol fora de casa. Nervos estiveram à flor da pele. Centurion cuspiu no adversário e acabou expulso. Michel Bastos fez um golaço e sentiu uma fisgada. Dois gols dos donos da casa (de Uribe) ficaram sob suspeita de impedimento. Vaga veio no peito e na raça, como nos bons e velhos tempos.

Futebol do Tricolor esteve abaixo da média nos primeiros 45 minutos. Como Bauza havia planejado, equipe ficou na retaguarda, esperando os mexicanos, atuando por uma bola. E quase aconteceu o que todo são-paulino esperava. Logo aos 2 minutos, falta perigosa na entrada da área. Wesley cobrou com precisão. O goleiro Talavera voou como um pássaro e tocou para escanteio. Depois, com Michel Bastos afobou-se na hora da conclusão. Duas oportunidades preciosas. Se aproveitadas, a história poderia ter sido bem outra, talvez evitasse disputas mais violentas.

Espaço não faltou para o Toluca. Por isso mesmo, depois dos sustos, a pressão dos donos da casa veio com força total. Em cruzamento na grande área, Fernando Uribe subiu de cabeça e abriu o placar. Lance polêmico, aliás. Uribe estaria com a cabeça alguns centímetros à frente de Rodrigo Caio, que falhou no lance. Mesmo assim, técnico José Cardozo reclamou da arbitragem. Estava nervoso, afinal era o último jogo da carreira após três anos como comandante da equipe mexicana. Árbitro não quis saber de piti e deu cartão vermelho para o dito cujo.

Etapa final começou quente. Michel Bastos empatou a partida com um chute cruzado, um belo gol. Porém, contundiu-se. Sentiu uma fisgada na coxa. Saiu para a entrada de Centurion. De repente, deu a louca em Calleri. Agrediu o goleiro Talavera do nada. Levou amarelo e deu lugar para Alan Kardec.  E veio o segundo gol mexicano. De novo, cruzamento na grande área, Triverio meteu a cabeça sem apelação. Zaga tricolor ainda desviou para complicar Denis.

Partida ficou pegada. Jogadores do Toluca desesperados com o placar agregado e com o gol fora do São Paulo. Pancadaria rolou solta no gramado. Kelvin tomou amarelo após trocar socos e pontapés com o marcador. Bauza sacou o atacante e colocou Caramelo. Outra bola alçada na área, Triverio ajeitou para Uribe fazer 3 a 1. Outro lance polêmico. Autor do gol estaria em impedimento. Nos acréscimos, Centurion cuspiu em Brambila e levou cartão vermelho. Por isso, deve levar suspensão de três jogos ou mais.

Jogadores e Bauza fizeram bem a lição fora de casa e chegaram lá.

E tenho dito!