Timão humilde ficou no passado da “Era Neto”!!!

É comovente lembrar do Corinthians campeão de 1990. Eu estava lá. Bem atrás do gol de entrada do Morumbi. Naquela época, até repórter de jornal podia entrar em campo. Tupãzinho marcou o gol da vitória e correu na minha direção. Nem dava para acreditar. Era o primeiro título brasileiro da história.

Depois, a consagradora volta olímpica. Vicente Matheus, então presidente, carregado pela Fiel, naquela altura da emoção, invadindo o Cícero Pompeu de Toledo. Ganhar do São Paulo é sempre bom. Um título inédito, então, nem se fale. Me lembro do Luís Henrique Gurian, hoje repórter da TV Gazeta, abraçando Matheus. Entrei no bolo. E ele disse: “Filhos, esse título é para vocês”. Me lembro de ter chorado de alegria.

De repente, Jacenir parou na minha frente. Nos olhamos e nos abraçamos. Ríamos, chorávamos, pulávamos, rezávamos. Ficamos insanos por alguns momentos. Entramos em êxtase. Não dava para ouví-lo. Mas estávamos na mesma sintonia. A sintonia fina dos corações alvinegros.

Vivíamos a “Era Neto”, a quem apelidei de “Xodó da Fiel”. Grande meia-esquerda. Lançava muito bem. Cobrava faltas com violência e perfeição. Fazia gols olímpicos. Partia para cima dos zagueiros adversários e os destroçava, com estilo parecido com Messi, do hermano do Barcelona. E o time foi montado pelo jornalista João Bosco. Matheus pagava as dívidas do clube ainda. Bosco foi buscar Wilson Mano e Tupãzinho no São Bento de Sorocaba. Fabinho veio do Santo André. Ezequiel surgiu na Ponte Preta. O incrível Jacenir nem sei mais de onde veio. Da base, os eternos Márcio Bittencourt e o goleiro Ronaldo.

Time valente, dirigido pelo técnico Nelsinho, uma revelação na época. Diziam que o Corinthians seria o último naquele ano, mas foi o primeiro. Milagre de São Jorge? Pode ser. Aliás, para o corintiano o Santo Guerreiro não nos abandona nunca.

Mas sabem qual é o maior milagre? O Timão existir há 100 anos.

E tenho dito!

Leia reportagem e entrevistas sobre os 20 anos do título brasileiro:

Neto e a sua “gente humilde” celebram 20 anos da nacionalização corintiana
Tupãzinho coloca os seus “carrinhos” na história do Corinthians
Neto cobra a diretoria do Corinthians e exige respeito aos campeões de 1990
“Verdadeiro Ronaldo” justifica título de 1990 com amor pelo Corinthians

24 comentários

  1. Lembro muito bem que naquele dia acompanhei a decisão pelo pequeno rádio de pilha, no interior do nordeste. Na época as TVs locais só transmitiam jogos de cariocas. Resisti facilmente aos apelos da globo e manchete…pq o meu Amor pelo Timão já era enorme…pelo rádio imaginava os lances geniais do Neto e o talismã Tupãzinho…quanta alegria. Parabéns aqueles verdadeiros guerreiros, mas o Coringão cresceu, já se internacionalizou com o Mundial da Fifa em 2000, que vencemos dentro de campo. O futuro é bastante promissor, porque o Timão está bem mais organizado e em breve teremos o nosso estádio, que deveria ter capacidade para 200.000 pessoas, porque lotaria do mesmo jeito, independente da importância do jogo, pois o mais importante é o Coringão.

  2. Ola Chico Gamba ,seu zé mané,o curintias passou o ano 100 ter nada,perdeu o paulista de futsal para o time de Orlãndia e ainda foi eliminado do brasileiro sb20 com uma sonora goleada do Atletico Paranaense,que bom para vcs que tudo esta voltando ao normal no timinho da marginal sem numeros.[só pra te lembrar].

  3. OLHA NADA CONTRA,MAS VCS NÃO CANSAM D FALA DESSE TITULO DE 90,O NETO O USA COMO MULETA ATÉ HJ POIS É O ÚNICO TITULO Q ELE TEM,MAS É ASSIM MESMO EM UM ANO DO CENTENÁRIO OU 100 TER NADA TEM Q COMEMORAR ANIVERSÁRIO DE TITULOS QUE TEM 20,30,40 ANOS ATRÁS,E O CENTENÁRIO?

  4. Neto igual a messi!?
    Se ta de brincadeira, o neto nao jogou nem 10% do que o messi joga atualmente. Compare os dois no auge. O neto era um cara que batia muito bem na bola, tipo um marcos assunção um pouco melhorado.
    abraço

  5. Ei Chico Lang!!!

    você tem que parar de direcionar todas as suas criticas aos clubes e vangloriar sempre o corintians, esse time que não tem nada em um ano tão importante pra galinhada.
    E libertadores o importante realmente é competir mas já a de não vencer… é disculpa corintiana de nunca ter conquistado a taça mais importante das américas.
    E não se esqueça e o SPFC, esteve presente na competição nestes ultimos anos, e por incompetência dos jogadores não estamos.

    E TENHO DITO,

    Salve o SOBERANO.

  6. BLÁ BLÁ BLÁ 90,77 TODO ANO VCS COMEMORAM ANIVERSÁRIO DE TITULOS E NÃO TITULOS,ESSE POR EXEMPLO,KD O CENTENÁRIO???KD TITULOS?GORNALDO FATURANDO MILHÕES,DEIXAMOS BEM CLARO QUE NÃO É O CORINTHIANS Q ATRAI PATROCINIO E SIM O GORNALDO,QDO ELE SAI O TIME VAI SER COMO ANTES,FALIDO ENDIVIDADO SEM ESTRELA,AGORA É ENDIVIDADO,FALIDO E COM ESTRELA O GORNALDO….CONTINUA AE BLÁ BLÁ BLÁ 90,77…..AI CONTINUA BUÁ,BUÁ,BUÁ LIBERTADORES,CENTERNADA…

  7. Como sempre, ganharam na mão grande, o apito amigo funcionou prá caramba naquele dia, penaltys nãos marcados contra o corintians, gols impedidos, uma verdadeira cachorrada. Anos depois, o mestre Telê Santana ainda declarava convicto: Roubaram o São Paulo naquele dia, uma pouca vergonha. Aliás, a maioria dos títulos do corintians foram conquistados sob suspeita, não vou enumerá-los porque já são de domínio público.

  8. Sou fã de carteirinha do nosso amigo humorista Chico Lang.
    Acho muito divertido a maneira que ele se refere aos outros times quando antecede alguns jogos, ele seca, inventa problemas nos bastidores e fica criticando outros clubes.
    Mas o mais divertido é quando ele deposita toda confiança nesse timéco do corinthians e no dia seguinte quando na maioria das vezes o timéco perde, ele simplesmente solicita que o amigo Osmar Garrafa ocupe seu lugar no programa, para não ouvir as verdades lidas pela michele durante o programa.
    Um abração Chico Anísio Lang!

  9. Felipeo novo goleiro do Flamengo talqualRui Rey saiu da Ponte e foi para o Corinthias. Eis a especialidade da casa Corinthiana

  10. eu prefiro times do corinthians com jovens promissores do q com jogadores veteranos com + de 30 anos e com fama
    toda vez q o corinthians investe em jogdor com nome em fim de carreira leva bucha , lembra do mané garincha??
    agora quando o time é modesto q ninguem a esperando nada ai o time vinga
    é só lembrar em 2008 ninguem colocava fé naquele time sem nenum craque e o time foi finalista da copa do brasil, e passou na 2ª divisão
    ano passado também ninguem apontava o timão como favorito o ronaldo ñ jogava a + de 1 ano e viu no q deu
    já ese ano q o time contratou 1 monte de jogador com nome e com + de 30 o resultado foi isso , melhor colocação no ano uma 3 ªno brasileirão

  11. Chico Lang , gosto muito do KURINTCHA , desejo que ele fique mais ou menos ( 1100 ) anos sem ganhar N A D A , para confirmar o CENTENADA. Gostou se xarópe , bobão e Jé Manezão. SOU MAIS VERDÃO .

  12. Amigo Chico conforme o link abaixo o SÃO PAULO foi o “Campeão Nacional do Torneio Robertão” de 1956. Então ele é HEPTA? Diante dessa distribuição de títulos ressuscitados pela CBF, podemos constatar pela foto do jornal A Gazeta Esportiva, edição 9360 do dia 30 de abril de 1956 noticiando o SPFC Campeão do Torneio Roberto Gomes Pedroza, contra o Santos com o placar de SPFC 5 x 3 Santos, acha que ele deva exigir que seja também reconhecido como Hepta campeão brasileiro? Seria interessante uma investigação aprofundada sobre o assunto. http://www.universotricolor.com/entao-somos-hepta/

  13. Chico!! Sou santista roxoooo.. mas tenho que tirar o chapéu pro maior adversário do meu time de coração.. O Corinthians é grande… sem ele, o Santos não teria tanta glória!!! A Disputa Santos X Corinthians ou Corinthians X Santos é inigualável.. A rivalidade com o palmeiras é maior, mas em questão de historia, que me desculpem a turma do palestra, os dois alvinegros são sensacionais!!!

    que o corinthians exista por mais 200 anos.. pois sem ele, meu Santos não terá rival a altura!!!

  14. Ei Chico, quando vc citou de onde alguns jogadores vieram, porque vc nao citou que o NETO veio do PALMEIRAS? So pra nao dar o braco (leia-se brasso) a torcer de que precisou de uma “ajudinha” dos “cegos” dirigentes do Verdao que o trocaram por um tal Ribamar…
    Esse campeonato foi do Neto, cobrando faltas, diga-se de passagem!

  15. Comparar Neto com messi é uma heresia !!! Esse gringo não serve para amaciar as chuteiras do Neto !!! Só mesmo a geração sportv/espn pra falar uma merda dessas ! hj em dia qq porcaria é craque…

  16. Querido Chico eu acho importante quaisquer títulos conquistados, contudo a importância do profissionalismo moderno não deve ser desprezada, haja visto que hoje em dia ganhar títulos somente na base do coração ficou muiro mais difícil, não obstante, como já disse, sabermos valorizar todos os títulos conquistados. Um abraço e feliz natal para você e toda a sua família!!

  17. Chico, posso até estar enganado, mas…
    Wilson Mano veio do xv de jaú
    Fabinho veio do novorizontino
    Ezequiel veio do Ituano

  18. caraca, o cara dizer que o neto tinha o estilo do Messi???kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    corinthiano se contenta com qlq coisa mesmo heim?comemoram tanto esse título de 90, mas tem que entender, depois de 80 anos ganhar algo é bastante significativo!

Comentários fechados.