Empate, na mão leve

Foto: Wander Roberto/Inovafoto/Gazeta Press

O Brasil começou precavido, mas atento, à espera do momento indefectível de acionar o quarteto lá da frente.

E, não deu outra: logo aos 10 minutos, numa troca de bola entre Neymar e Coutinho, Paulinho, na cara do gol, quase!

Mas, aos 19, o quase virou gol, quando Coutinho, bem ao seu estilo, depois de trama entre Marcelo e Neymar, cortou e bateu no ângulo, um golaço que faz parte do cardápio diário do craque.

A partir daí, o Basil pressionou em busca do segundo gol, quase sempre por meio de William pela direita, já que Neymar ainda está longe de sua melhor forma física, até recuar sem conseguir acertar o contragolpe esperado.

E, logo aos 6 minutos do segundo tempo, corner para a Suíça. Bola na área, Zuber empurra Miranda e cabeceia sozinho para empatar o jogo: 1 a 1. O juiz sequer se deu ao cuidado de chamar o VAR.

Aos 14, Fernandinho entra no lugar de Casemiro. E, aos 21, Renato Augusto substitui Paulinho, que é pra dar um certo senso no sistema de armação brasileira que andava impreciso. Mas,
quem deu a assistência perfeita foi Neymar para Coutinho matar no peito e errar o tiro, na cara do gol.

Como o juiz e o VAR não se entendiam com os fatos claros, indiscutíveis, Gabriel Jesus foi agarrado dentro da área, penal, que ficou na lembrança.

Nessas circunstâncias, Tite dá sua última cartada: Firmino no lugar do menino Jesus. E, logo na sua primeira participação, escapou pela meia-direita e disparou por cima.

Na pressão final, Neymar e Firmino, de cabeça, ameaçaram para Miranda rematar raspando o poste.

E, pra maior desespero, Renato Augusto, num bate e rebate na pequena área, chuta e o beque salva em cima da risca.

Empate, vá lá, ainda mais que foi na mão leve.

Mas, Tite terá de mexer nesse time. Renato Augusto é o nome pra nossa armação, e Fagner, se estiver em condições físicas, deve assumir o posto de Danilo, que foi insuficiente ali.

Ah, sim, Douglas Costa, meu! É o cara da primeira hora no jogo das substituições diante de defesas bem fechadas: veloz, driblador, que tanto pode atuar pela direita quanto pela esquerda.

Foto: Jewel Samad/AFP

27 comentários

  1. Voce deve ter assistido outro jogo. Se isso no Jesus foi penalty aquele do Ralf no Dud teria sido crime….. Deixa de xororo….Brasil nao jogou nada

  2. “Quem roubou o Brasil foi Neymar…que prendeu a bola o tempo todo, puxando todas as faltas pra ele…foi o pior homem em campo (entre os outros piores)…goleiro brasileiro tem a enfermidade de nao sair do gol, ficam olhando que vai cabecear….se nao ganhar o proximo jogo com muitos gols…ta feia a coisa!!!!

  3. Alberto Helena Jr.

    Caro amigo Alberto não vou ficar repetindo o que penso desta Selenike mais ficou mais evidente que a luz solar que não adianta forçar a barra esta seleção bancada por empresários e pela patrocinadora com um treineiro que ficou o tempo todo do jogo na beirada do campo com cara de bunda não passa das oitavas de final tem muito gamba nesta seleção e curiosamente 90% patrocinado pela Nike que coincidência não….ah e antes que eu me esqueça você assistiu a Islândia contra os hermanos ? Saudações palmeirenses.

      1. Alberto Helena Jr.

        Digo ao internauta Dionysio Veiga que você é mais um que vai na onda do “pão e circo” e feio é o que jogou a Selenike contra a Suiça igualzinho aquele time patético lá da Zona Losst, você provavelmente é gamba e gosta de bater bumbo para louco dançar….’tô” fora…é por isso que o futebol e o país estão do jeito que estão..é pão com mortadela com certeza…não tenho raiva do timinho de itaquera só tenho raiva de corrupção, desonestidade, esqueminha de arbitragem, dívidas impagáveis, sonegação fiscal e benesses obscuras….entendeu ou quer que eu desenhe ? Saudações palmeirenses.

  4. COPACETADAS:
    -Tite esqueceu de levar meias e foi pego de calças curtas. Achou que em copa do mundo papo furado ganha jogo.
    – A Globo entrou em parafuso e quer anular o jogo. Sua seleção empatou com o ridículo time da Cruz Vermelha.
    – Procura-se um jogador chamado Neymar joga muito, só até a copa começar.
    – Tite vai ganhar o troféu BURRICO o time empatando com o ridículo time da Cruz Vermelha e ele troca um volante por outro. Isso a Globo e os comentaristas não falam, preferem culpar o juiz.
    – Casemiro um monstro em campo, quebrou o time inteiro da Suiça.
    – Mano Menezes recebeu um misterioso telefonema após o jogo. Felipão não aceitou convite para dirigir o Sporting de Portugal. Dunga faz curso de aperfeiçoamento na Alemanha. Por que será?.
    -Felipão não aceitou um convite para dirigir o Sporting de Portugal O gato estava em cima do telhado…..
    -A seleção até que enfim mostrou o seu futebol depois de 2 anos de trabalho de Tite. Encantou. Até a bola sumiu.
    – Os cronistas esportivos que endeusaram o trabalho de Tite estão lotando as farmácias em busca de anti-depressivos.

    1. correto!!! absolutely right!! de todos os piores o Neymar foi o pior deles. Ele conseguiu parar o fraco time do Brazil prendendo a bola e levando todas as faltas pra ele…Mr.Tite a coisa ta feia… e o seu Goleiro prefere ficar olhando pra bola ao inves de sair e tirar da area (mal dos goleiros do Brazil)… by the way! o Mexico jogou por amor a camisa!!!

  5. Calma, gente, têm mais dois jogos para decidir posições.
    Vamos lá, todos “patinaram” até agora, das grandes seleções.
    Embora Espanha x Portugal tenham empatado, ainda assim a copa desta vez têm muitas surpresas.
    E virão, não tenha dúvidas, caro amigo.
    Mas, ainda assim, mesmo com tudo isso somado aos erros de arbitragem, acredito piamente no Brasil de mestre Tite.
    Vejam, não é formalidade, apenas fato do que acontece nesta copa.
    Se existe algum tipo ou maneira de parar o Brasil de Tite, vimos hoje.
    E, para aqueles que defendem o famoso “VAR'”…acredito que a resposta está comprovada na prática, ou estou enganado?
    Grande abraço e saudações.

    1. Caro Gilberto. Você é um otimista por natureza e tomara que estejas certo. Porém, Tite cometeu um ERRO MONUMENTAL ao substituir um volante ruim por um pior, num jogo no qual até por razões históricas não poderia empatar. A Suiça jogava atrás, o Brasil precisando ganhar sob o risco de vir para casa mais cedo, ai ele tira um volante e coloca outro. Ridículo. Isso ai não foi nenhuma surpresa, isso sempre foi coisas que o Tite fez. Eu avisei faz dois anos. teinador com esse perfil conservador(para não ser deselegante com ele) não tem futuro numa copa. O pior de tudo meu caro é que a mídia prefere encobrir esses erros e criticar o juiz.

  6. Caro, Alberto Helena
    A Seleção Brasileira está ao nível das outras seleções brasileiras de outras copas!
    Tite percebe pouco de TÁCTICA, e entende-se, pois, no seu currículo nunca treinou equipas de nível de exigência elevado, não vale treinar clubes brasileiros, nem Chings Chuangs da China, nem Hiroshimas Sports do Japão ou Alilais da Arábia Saudita, estou a falar de clubes de TOP da Europa, onde a responsabilidade é tremenda e aprende-se a jogar lá, pois lá está a nata do futebol mundial a nível de treinadores de futebol.
    A “táctica” do Tite é juntar os craques e passar a bola para eles decidirem…
    Esta “Táctica” dá para a América, pois joga-se assim na América e, mesmo assim o bicampeão da América é o Chile que não tem quase nenhum verdadeiro craque, mas tem técnico se calhar melhor do que os outros?
    Na Europa joga-se essencialmente na “TÁCTICA DO JOGO”, TENDO EM CONTA O ADVERSÁRIO e, complementa-se com a técnica dos jogadores quando existe.
    Por exemplo, Portugal só tem um craque, mas o seu treinador “ARMA” a sua equipa tecnicamente melhor que o Tite arma o seu Brasil.
    Meu sonho BRASIL X PORTUGAL será difícil de acontecer, pois Portugal não tem armas suficientes ao nível técnico para competir com as seleções que iram aparecer a partir das oitavas e o Brasil com a técnica do “oba-oba”, sob a batuta de Neymar vai ser muito difícil.
    A “técnica do oba-oba” baseia-se na inspiração dos craques e a “TÁCTICA” baseia-se no seu conjunto em prol do craque se houver.
    A Suíça não tem craques, mas lutou tacticamente, enquanto o Brasil repleto de craques baseou-se na inspiração deles e foi o que se viu!
    Mas, como diz o poeta: “O sonho comanda a vida”
    Pode ser que dê!!
    O futebol brasileiro tem inúmeros problemas, como por exemplo deveria ser eliminado os campeonatos estaduais que preenchem em demasia o calendário futebolístico brasileiro e não faz sentido.
    Deveria haver só o campeonato brasileiro no mesmo período dos campeonatos na Europa, para não acontecer que jogadores e treinadores sejam vendidos durante a prova, isso desvirtua a verdade do campeonato.
    O Campeonato brasileiro deveria abrir-se a técnicos estrangeiros de nomeada, mas para isso deveriam dar boas condições para eles, tais como calendário organizado, condições de segurança e monetária, e os próprios brasileiros não os verem como “os gringos”, ou os “gajos” que veem para o Brasil para ganhar dinheiro, ou seja, deveriam ser humildes e aprender com os melhores, só os burros não aprendem!
    Menos jogos no calendário dos clubes implicaria mais receita, pois os torcedores teriam mais espaço entre os jogos em casa (de 15 em 15 dias) e assim os estádios teriam mais público, pois admite-se clássicos com 35 mil espectadores, isso é ridículo.
    Os treinadores teriam mais tempo para treinar as sua equipas a nível tático.
    Bem Haja

  7. É aquele Tite dos empates e de não assumir os erros de arbitragem nos jogos do Corinthians (sim senhor e não adianta escrever o contrário), naquela mão leve da CBF e da horrorosa Comissão de arbitragem de outros anos, agora tudo nesse mundial jogando contra. Se o Brasil vencer daquela maneira do Corinthians e sua gangue, nunca será considerado o selecionado que apresentou bom futebol nesse mundial. Ademais, é mais fácil dizer que o mundial está em risco com essa atuação de hoje. Não basta talento mas muita, muita força de vontade para superar as peculiaridades desta edição do torneio, afora os dilemas das escolhas do técnico.

  8. Minha opinião sobre seleção brasileira;não vai muito longe nesse mundial;pois além de ser uma seleção que não inspira confiança não tem um líder nesse grupo.Vai ser eliminado ou por Alemanha nas oitavas ou Bélgica ou Inglaterra nas quartas…mas é apenas um palpite!!!!

  9. Tantas criticas em cima do técnico, mas quem tem a coragem de tirar Marcelo que só joga no Real?
    Neymar que mostra em todos jogos que é individualista demais ?

    E tudo mundo sabe disso.
    O que se espera que esse caras badalados, resolvam o problema, porque ninguém terá a coragem de tirá-los

  10. Meteram a mão na Suiça. Metade das faltas anotadas no Neymala não aconteceram.
    Não toca a bola, prende demais e da nisso.
    E o Epatiti acabou de descobrir que sem arbitragem ajudando é difícil de ganhar alguma coisa.
    Renato Augusto entrando e Douglas Costa fora é simplesmente uma abominação total a todas as tradições do futebol brasileiro.
    Não jogamos nada… simples assim.

  11. NÃO ESQUENTA NÃO ALBERTO O CHORORO É LIVRE NÁO É ASSIM QUE SEU COMPANHEIRO CHICO LANG FALA, QUANDO É CONTRA O CORINTIANS ESSA REVOLTA TODA É ISSO QUE VAI ACONTECER QUANDO COLOCAR NO BRASIL O VAR VAI SER UMA CHORADEIRA SÓ CORINTIANA

  12. Meteram a mão na Suiça. Metade das faltas anotadas no Neymala não aconteceram.
    Não toca a bola, prende demais e da nisso.
    E o Epatiti acabou de descobrir que sem arbitragem ajudando é difícil de ganhar alguma coisa.
    Renato Augusto entrando e Douglas Costa fora é simplesmente uma abominação total a todas as tradições do futebol brasileiro.
    Não jogamos nada… simples assim.

  13. Sabe o que falta para para o time comandado por Tite, RAÇA, só isso, entra em campo dormindo, acha que camisa ganha jogo.

  14. O pior de todos foi Neymar. cai cai…caretas….midiático… jogando pra si e não para o time, showman ! Pensei que tivesse melhorado depois que Tite entrou ,mas sucumbiu ao lado negro da força novamente. Será que vai ser o melhor do mundo? Pode até ser um dia, mas não merece admiração e pra mim está muito longe de Messi e CR7, anos luz

  15. Bom Dia Sr.Alberto Helena Jr, com todo o respeito ao seu comentário acima descrito referente ai jogo de ontem entre Brasil x Suiça, só pode ser brincadeira querer acreditar que o empate tenha passado pela arbitragem do jogo, o que vimos ontem foi uma seleção sem nenhuma criatividade no meio de campo, com alguns lampejos do Felipe Coutinho que foi o jogador mais lúcido do time, um Paulinho completamente fora do jogo, Willian esqueceu de entrar em campo ou não avisaram do jogo para ele, Casemiro era o mais combativo da seleção até levar o cartão amarelo e ai o Tite tirou o mesmo para que não fosse expulso, o ataque de asno sem nenhuma produção efetiva, a Gabriel Jesus não ganhou um a dividida contra os zagueiros suiços, te pergunto qual foi a bola que este cidadão chutou a gol? o Firmino em 20 minutos em campo fez mais que o Gabriel Jesus em 70 minutos em campo, e o Sr. Neymar, que é o grande Deus do futebol para os jornalistas esportivos, é o cara que resolve tudo em campo, aliás os baba ovo do Neymar (jornalistas) que se voçe falar mal deste cidadão aparecem várias mãos embaixo das das partes intimas do Neymar, jornalistas que veneram,amam,idolatram um jogador de futebol que não amarra as chuteiras do Messi e Cristiano Ronaldo, enquanto este cidadão for protegido por analfabetos do futebol, passarem a mão na cabeça do Neymar, porque ele pode tudo para estes referidos jornalistas, quando eu ouço de alguns jornalistas a seguinte frase: que o Neymar é um menino, que vai aprender com o decorrer do tempo e etc, só pode ser piada, um jogador de 26 anos de idade, que já é pai, não pode de maneira alguma ser chamado de menino, por favor tenham dó, quando que ele vai se transformar em um homem de verdade? quando tiver 30 anos é isto? quando tiver 34 anos? no jogo de ontem mais uma vez alguns puxa sacos reclamaram das faltas cometidas em cima do Neymar, foram 10 faltas, reclamaram da violência da Suiça, eu te pergunto:das 10 faltas sofridas pelo Neymar, qual delas deu algum perigo ao adversário? as faltas em que o Neymar sofreu ontem e quase sempre são faltas em que ele quer passar no meio de 02 ou 03 jogadores, em vez de dar fluidez a jogada, ou seja tocar a bola para o companheiro livre, não ele escolhe ser individualista como sempre ele foi, não discordo que tem que haver a jogada individual, mais que se tenha esta jogada individual perto do gol do adversário e não na intermediária, como são as maiorias das faltas sofridas pelo Neymar, são faltas infrutíferas,inócuas, sem nenhuma produtividade ao gol adversário e outra situação que o Neymar e alguns jornalistas puxa saco dele tem que entender definitivamente, que o futebol não só a individualidade do jogador, mais sim tem se priorizar a coletividade do time, sem coletividade não há time que vai em frente em qualquer competição a ser disputada, pois vejamos a seleção de Portugal que não tem a mesma qualidade individual como tem a seleção Brasileira, mais tem um jogador e este sim espetacular, profissional dentro e fora do campo , que resolve que se chama Cristiano Ronaldo, mais é uma seleção que joga coletivamente e que tem um extraterrestre como vimos no jogo contra a Espanha, portanto uma seleção sem grandes jogadores individuais como é Portugal, joga mais que uma seleção Brasileira que é dita como uma das grandes favoritas na copa, com grandes jogadores individuais, com um jogador que é endeusado por jornalistas, como o jogador extra classe no mundo do futebol, não consegue vencer a Suiça, aliás jogando um futebol medíocre, pobre, sem nenhuma criatividade individual do grande Deus do futebol, ai querem culpar a arbitragem pelo fiasco da seleção, um treinador que fez opções equivocadas em convocação, fez opção completamente errada na substituição ontem, colocando Renato Augusto que sequer treinou com o grupo tendo no bando o Douglas Costa, tenham dó, enquanto jogarem futebol individual e não coletivo não vão a lugar algum.
    Um Abraço:

  16. Parabéns Alberto Helena Junior, o mais lúcido de todos os comentaristas de televisão que eu escutei li e assisti, após o empate entre Brasil x Suiça; Nosso treinador tem que ser mais ousado sim, ele não está treinando um time estadual, tem que ser mais ousado, De repente poderia sim ter sacado o Danilo e colocado o Douglas Costa lá pela direita, e puxado o Willian para o meio pra ficar revesando com Neymar. Até poque a nossa seleção ficou previsível só atacando pela esquerda, o Willian acabou se tornando o pior jogador em campo, mas culpa do Tite sim. O Alberto inteligentemente também percebeu que não temos outro armador senão Renato Augusto que não é lá esse jogador capaz de colocar a bola para os nossos atacantes chegarem na cara do gol.. Precisávamos de um canhoto armador tipo Tiago Neves, Ganso, e até o lucas Lima no Banco de reservas para partidas como essas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *